Campanha da Fraternidade de 2014 em destaque

A A
<p>“Fraternidade e Tráfico Humano” é o tema, &nbsp;e a Carta de São Paulo aos Gálatas nos sugere o lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1)</p>
Publicado em: 19/02/2014 - 13:00
Créditos: Jornal O São Paulo

A primeira reunião do clero na Região Episcopal Sé em 2014 teve como assunto principal a Campanha da Fraternidade (CF) deste ano. Realizado na Paróquia São Paulo da Cruz (Calvário), zone oeste de São Paulo, na quarta-feira, dia 12, o encontro abordou o tema “Fraternidade e Tráfico Humano”.

A assessoria do tema foi feita pelo advogado Ricardo Felix, da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo, que realiza um trabalho de atendimento a refugiados num convênio com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e com o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça. O advogado apresentou a realidade atual do tráfico de pessoas no Brasil e o que pode ser feito para intervir nessa situação, seja por instrumentos de denuncia ou em situações especificas. Ele também falou dessa problemática no âmbito sociológico e legal. Houve, em seguida, um momento de perguntas dos padres para esclarecimentos de dúvidas.

Para Dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar da Arquidiocese e vigário episcopal da Região Sé, o encontro foi oportuno para esclarecer os padres e diáconos sobre um tema tão sério. “A Campanha da Fraternidade suscita a preocupação e motivação evangélica necessárias para a atuação e compromisso na defesa da vida em todos os âmbitos” disse.

O Bispo também ressaltou que não apenas o clero, mas os leigos, os agentes de pastorais da Região estão se preparando para CF-2014. No ultimo dia 4, foi realizado um encontro de formação sobre o tema na Paróquia Santa Generosa, zona sul da capital. Por não ter havido uma apresentação de todas as paróquias da Região, Dom Tarcísio tem reforçado o convite para todos participarem dos encontros de formação que serão realizados pelo Setor Paraíso, nos dias 25 a 27, no auditório da Livraria Paulinas (Avenida Domingos de Morais, 660, Paraíso), das 20h às 22h.

Além do tema da CF, a reunião do clero foi uma oportunidade de acolhida dos novos padres na Região, a maioria deles de congregações religiosas que atuam na Sé. Também foram feitos encaminhamentos básicos para os trabalhos pastorais deste ano. Em seguida, houve um almoço de confraternização dos padres e diáconos.

Tags