Caminhos da Iniciação Cristã (3) - Dom Tarcísio Scaramussa, SDB

A A
Publicado em: 23/05/2014 - 13:15
Créditos: jornal O São Paulo - ed. n. 3003

Continuando a indicação de passos no caminho da Iniciação Cristã, com inspiração na Exortação Apostólica “A Alegria do Evangelho”, do papa Francisco, hoje destacaremos a integração no povo de Deus, a pertença eclesial e a vida comunitária.

A salvação de Deus é para todos. Por isso, ele se volta para casa pessoa, com atenção particular. Porém, ninguém se salva sozinho, como indivíduo isolado, nem por suas próprias forças. Por isso, Deus convoca cada ser humano, de todos os tempos, a se integrar no caminho do povo de Deus. “Deus atrai-nos, no respeito da complexa trama de relações interpessoais que a vida numa comunidade humana supõe”, (EG, 113). Esta consciência precisa ser explicitada, quando crescem as propostas de caminhos individualistas de fé, em que as pessoas afirmam se relacionar diretamente com Deus, sem necessidade dos outros e da comunidade.

Dando mais um passo na inserção da pessoa no povo de Deus, o Papa esclarece que “este povo, que Deus escolheu para si e convocou, é a Igreja. Jesus não diz aos apóstolos para formarem um grupo exclusivo, um grupo de elite. Jesus diz: ‘Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos’ (Mt 28,19). São Paulo afirma que no povo de Deus, na Igreja, ‘não há judeu nem grego (...), porque todos sois um só em Cristo Jesus’ (Gal 3,28)”. O Papa então faz um convite, que deve ser repetido por todos os Cristãos, no empenho evangelizador: “eu gostaria de dizer àqueles que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes; o Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e fá-lo com grande respeito e amor” (Idem, 113)!

Mas o que significa ser Igreja? “Ser igreja significa ser povo de Deus, de acordo com o grande projeto de amor ao Pai. Isto implica ser o fermento de Deus no meio da humanidade; quer dizer anunciar e levar a salvação de Deus a este nosso mundo, que muitas vezes se sente perdido, necessitado de ter respostas que encorajem, deem esperança e novo vigor para o caminho. A Igreja deve ser o lugar da misericórdia gratuita, onde todos possam sentir-se acolhidos, amados, perdoados e animados a viverem segundo a vida boa do Evangelho” (EG, 114).

Ser Igreja é viver em comunidade é dimensão fundamental do caminho de Iniciação. Voltaremos a esta reflexão na próxima semana.
 

Dom Tarcísio Scaramussa, SDB
Bispo Auxiliar de São Paulo
Vigário Episcopal da Região Sé

Tags