45ª Festa de Santa Rita de Cássia, na Vila Mariana

A A
<p>Comunidade da Vila Mariana reunida para mais uma festa em honra a Santa Rita de Cássia.</p>
Publicado em: 28/05/2014 - 11:45
Créditos: Cláudio Amaral e Sueli Amaral, voluntários da Pastoral da Comunicação da Paróquia de Santa Rita de Cássia de Vila Mariana - SP

Créditos: Acervo Paroquial
Festa foi sucesso e marcou 45 anos de presença dos freis agostinianos na Paróquia Santa Rita de Cássia, na Vila Mariana

A comunidade da região se uniu, mais uma vez, e fez da 45ª Festa de Santa Rita de Cássia na Vila Mariana (SP) um verdadeiro sucesso, segundo o novo Pároco, Frei Salvador Aparecido dos Santos, que fez o encerramento informal do evento na noite desta terça-feira (27). Foram nove dias de atividades religiosas e festivas, a partir de 14 de maio, quando foi celebrado o Tríduo de Santa Rita, que teve como lema “Santa Rita, modelo de mulher de fé”. Até o último domingo (25), quando o evento foi encerrado oficialmente com oração e a participação de Fr. Salvador e Fr. Cláudio de Camargo (Provincial Agostiniano) e de mais de 40 voluntários.

Além da participação das quatro congregações femininas da região (Visitandinas, Paulinas, Pias Discípulas e Vicentinas), a 45ª Festa de Santa Rita de Cássia de Vila Mariana teve o ponto alto no dia 22 de maio, o Dia de Santa Rita. Na ocasião foi celebrada Missa Solene presidida por Dom Tarcísio Scaramussa, evento que teve ainda a primeira apresentação do Coral de Santa Rita. Naquele dia foram celebradas missas às 7h, 9h, 12h, 15h (especial com bênçãos aos doentes), 18h e 20h. Antes, às 19h30, houve procissão pelas ruas do bairro. E mais: veneração da relíquia de Santa Rita e bênçãos das rosas durante todo o dia.

Créditos: Acervo Paroquial

Nem as chuvas dos dois domingos (18, quando caiu uma forte tempestade de granizo, e 25, ocasião em que choveu o dia todo) desmotivaram cerca de 80 voluntários que trabalharam na 45ª Festa de Santa Rita de Cássia, de Vila Mariana.

Motivados pelas inúmeras notícias veiculadas por jornais, rádios, tevês, sites e mídias sociais, milhares de pessoas passaram pela Festa durante os cinco dias (17, 18, 22, 24 e 25 de maio) e se deliciaram com pizzas, fogazzas, churrascos, caldo verde, quentão, doces, vinho quente e outras bebidas. Os visitantes tiveram ainda oportunidade de participar do brechó, do bazar especial, das barracas de livros e CDs oferecidos pelas Paulinas e lembranças no Cantinho de Santa Rita. Nas Paulinas, ainda, que tem uma sede na mesma via pública da Paróquia Santa Rita de Cássia, a Rua Inácia Uchôa, foi exibido o filme “Vida de Santa Rita”, a padroeira das causas impossíveis.

Em todas as missas os celebrantes - inclusive Dom Tarcísio - lembraram a vida difícil e a dedicação de Rita de Cássia, que nasceu em 1381, em Roccaporena, na Umbria (Itália), filha de um casal pobre mas piedoso, foi aceita no convento local em 1407, lá viveu por 50 anos, até a sua morte, em 22 de maio de 1457, aos 76 anos de idade. Foi canonizada em 1900 por Leão XIII.

Em 2015: A vida e a obra de Santa Rita de Cássia serão lembradas diariamente pelos devotos dela e em especial no dia 22 de cada mês. Terá, entretanto, uma comemoração destacada, novamente, no dia 22 de maio do próximo ano. Naquele dia, por ocasião da 46ª Festa, que a comunidade de Vila Mariana e região promoverão também em dois fins de semanas: o anterior (16 e 17) e o posterior (23 e 24).

Agradecimento especial: No dia seguinte ao encerramento da 45ª Festa de Santa Rita de Cássia de Vila Mariana, o Fr. Salvador publicou na página da Paróquia no Facebook (www.facebook.com/parsantarita) uma carta de agradecimento aos Paroquianos, onde ele escreveu…

“O motivo desta carta aberta não é outro senão agradecer pela sua preciosa ajuda em nossa comunidade, sem o qual não seria possível a realização da festa em louvor a Santa Rita de Cássia. Há uma frase célebre do poeta espanhol, Antônio Machado, que de alguma maneira condensa um dos aspectos essenciais da comunidade cristã: “o Caminho faz-se caminhando”. Trata-se de um verso que se integra num poema mais vasto da sua obra "Cantares" da qual vale a pena transcrever um trecho:

"Caminhante, as tuas pegadas
São o caminho e nada mais;
Caminhante não há caminho,
O caminho faz-se ao caminhar".

Na Comunidade trilhamos o nosso caminhar, nela somos unidos e perseveramos não só no estudo da Palavra de Deus, na partilha dos bens e nas celebrações, mas também nestes momentos festivos onde a presença dos voluntários e da comunidade é fundamental para o êxito da festa e da experiência de fé.

No dia de Santa Rita tivemos a graça de vivermos a alegria, a fraternidade, o perdão, a paz, que o Cristo ressuscitado veio trazer. A nossa comunidade guiada pelo Espírito é uma comunidade que dá testemunho é nela que encontramos as provas e fazemos a experiência de que Jesus está vivo entre nós.

Todo trabalho tem um objetivo, tem algo em vista e o nosso é levar a mensagem da salvação manifestada em Jesus Cristo. Construir dignifica; contemplar a obra concluída sublima. Sabemos que nenhum fruto cai pronto do céu e que “ninguém colhe onde não semeou”. Somos fruto do nosso trabalho e da nossa história.

Nossa gratidão, pedindo as bênçãos de Deus sobre todos que trabalharam na festa; a todas as pastorais e movimentos da nossa comunidade paroquial. Uma oração e benção especial às irmãs Pias Discípulas, às irmãs Paulinas e às irmãs Vicentinas que estiveram presentes nos ajudando nas celebrações, e não podemos esquecer-nos das irmãs Visitandinas que mesmo não estando presente fisicamente nas celebrações, estiveram presentes por meio de suas orações. Aos Frades Agostinianos e ao Reverendíssimo D. Tarcísio que presidiram as celebrações eucarísticas, com grande participação dos devotos, aos senhores o nosso muito obrigado. Merecem colher as glórias da vitória todas as pessoas que contribuíram, direta ou indiretamente, para que nossa festa fosse um sucesso. Desejo que as bênçãos de Deus se traduzam em: saúde, paz, amor, trabalho e prosperidade para todos.

Louvo e agradeço ao Pai misericordioso as inúmeras graças derramadas sobre nossa comunidade paroquial nestes dias festivos. Que todos nós sejamos recompensados pelo Deus Altíssimo, através da poderosa intercessão de nossa padroeira Santa Rita de Cássia!

Shalom!!!
Contem sempre com minhas orações diante do altar do Senhor...

Cor unum in Deum
Pe. Fr. Salvador Aparecido, OSA”