“Vale a pena ser padre” diz Padre Angelo nos seus 70 anos de vida religiosa

A A
Dom Odilo presidiu missa com padres guanellianos no Recanto Nossa Senhora de Lourdes
Publicado em: 22/09/2015 - 17:45
Créditos: Diácono Francisco Gonçalves

Dom Odilo Pedro Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo, presidiu na noite do sábado, dia 12, no Recanto Nossa Senhora de Lourdes, missa em ação de graças pelos 70 anos de vida religiosa, 64 deles como sacerdote do padre Ângelo Moroni.

Saudando Padre Ângelo, Dom Odilo expressou que os setenta anos desse sacerdote italiano foram a serviço dos pobres na Congregação dos Servos da Caridade (Guanellianos) de Don Luis Guanella, residindo muitos anos em São Paulo, e hoje recuperando sua saúde, aos 91 anos, após sofrer um AVC.

Lembrou o cardeal que esse evento era importante por mostrar um testemunho de vida religiosa no Ano da Vida Consagrada.

Vários sacerdotes compareceram a essa homenagem, dentre eles o provincial dos guanellianos, Padre Mauro Vogt, e do formador da congregação em São Paulo, Padre Elisandro Iserhard da Silva. 

Padre Angelo nasceu, aos 25 de setembro de 1924, em Paderno D'Adda, região da Lombardia, Itália.  Aos 15 nos de idade entrou no Seminário Menor de Milão e, depois, fez os estudos de filosofia no Seminário Maior da mesma Arquidiocese. Ao concluir o curso percebeu que sua verdadeira vocação sacerdotal era a de consagrar-se aos últimos da sociedade, confirme o carisma inspirado por Deus a São Luís Guanella.

Foi ordenado sacerdote em dia 26 de maio de l951, já com vinda programada ao Brasil com a missão específica de dar formação religiosa aos primeiros adolescentes brasileiros que desejavam entrar nesta Congregação. Os seus primeiros 20 anos de sacerdócio dedicou-se à formação seminarística, começando em Carazinho-RS, depois em Santa Maria-RS e, por último, em Canela-RS.  A maioria dos atuais Servos da Caridade foi formada por ele.  Sua missão depois continuou na baixada fluminense entre os mais pobres desta região, primeiro em Itaguaí depois em Anchieta-RJ. Em seguida, veio para o Recanto Nossa Senhora de Lourdes, na Vila Rosa, Bairro Tremembé.