Setor Pastoral Medeiros promove o Encontro de Jovens com Cristo

A A
A segunda etapa do Encontro de Jovens com Cristo, teve por tema “Faça-se em mim segundo sua Palavra”
Publicado em: 10/08/2017 - 12:00
Créditos: Redação

Sob o tema “Faça-se em mim segundo sua Palavra”, 44 jovens do Setor Pastoral Medeiros participaram da segunda etapa do Encontro de Jovens com Cristo (EJC), nas dependências da Escola Estadual Prof. Victor dos Santos Cunha, no último fim de semana, dias 5 e 6.

No domingo, 6, Dom Sergio de Deus Borges, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, presidiu a missa, concelebrada pelo Padre Silvano Alves dos Santos, MSJ, Assessor Eclesiástico da Juventude no Setor.

“Há cerca de 20 anos, o Setor Pastoral Medeiros realiza esses encontros. O atual – o 29º ECJ, 2ª etapa – contou com a participação de cerca de 300 pessoas, que trabalharam para a realização do evento em atividades como cozinha, visitas, limpeza etc.”, disse Marilena Braga, da equipe de coordenação.

 O EJC teve sua origem no Encontro de Casais com Cristo (ECC) quando, em 1970, foi criado na cidade de São Paulo pelo Padre Afonso Pastore para atender as demandas da Pastoral Familiar paroquial. 

A atividade busca ser instrumento para a evangelização da juventude, fomentando um novo ardor missionário nos jovens, a partir de 14 anos, reaproximando-os da fé ou apresentando-a pela primeira vez.

“A primeira etapa do EJC envolve o Querigma – o primeiro anúncio –, quando o jovem é levado a um encontro com a pessoa de Jesus Cristo. Já a segunda etapa, busca orientar o jovem a inserir-se na ação pastoral da Igreja. Para isso, é abordada a Doutrina Social da Igreja”, explicou o Padre Silvano.

A cada ano, o Setor Medeiros realiza dois encontros, um de primeira etapa e um de segunda. O próximo encontro de primeira etapa será em outubro.