Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres festeja 75 anos

A A
Criada em 25 de janeiro de 1940 por Dom José Gaspar de Afonseca e Silva, a Paróquia está localizada no bairro Parada Inglesa
Publicado em: 03/02/2015 - 12:15
Créditos: Redação

A Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, na Parada Inglesa, comemorou no dia 25 de janeiro, 75 anos de sua criação. Para marcar a data, houve uma missa presidida por Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar de São Paulo e vigário episcopal para a Região Santana

Criada em 1940 por Dom José Gaspar de Afonseca e Silva, então arcebispo de São Paulo,  a paróquia tve inicialmente o título de “Nossa Senhora da Consolata” e era constituída de duas capelas existentes: a Capela São José (onde hoje está a Cúria na Região Santana) e a Capela Santa Luzia.

No entanto, por uma promessa de Dom José Gaspar à colônia da cidade de Bemposta, Portugal, a devoção da padroeira sempre foi a Nossa Senhora dos Prazeres. A mudança do nome da padroeira atual da paróquia se deu, em 8 de outubro de 1952, com o “rescrito” da Santa Sé.

Como não havia ainda a igreja matriz, no dia 5 de agosto de 1941, na Capela São José, tomou posse como primeiro “vigário” da paróquia, Padre Antonio Anacleto Brandão de Oliveira. Nesta época, a Congregação dos Padres Estigmatinos construiu o seu Instituto Teológico no território da paróquia e pelo tempo em que ele existiu, a paróquia foi a eles confiada. Em 1947, os Estigmatinos entregaram a paróquia à Arquidiocese.

Em 1949, chegaram as Irmãs Camilianas que compraram o prédio do Instituto Teológico e os Missionários da Salette assumiram a paróquia, até maio de 1950.

Em 25 de julho de 1950, toma posse como pároco diocesano, Padre Julio Martins Serra, ali permanecendo até a sua morte, ocorrida em 1991. Assume, então, Padre Nadir Sérgio Granzotto, que administrou a paróquia até 2007.

Depois, assumiu Padre Carlos Alberto Doutel, e atualmente está sob o encargo do Padre Humberto Robson de Carvalho, auxiliado pelos vigários paroquiais, padres Nadir e José Avari Campos.