Fiéis celebram com Dom Sérgio na Paróquia Nossa Senhora da Luz

A A
Celebração da padroeira teve missa presidida por Dom Sérgio de Deus
Publicado em: 20/02/2017 - 17:15
Créditos: Diácono Francisco Gonçalves


Dom Sérgio de Deus Borges, Bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, presidiu na quinta-feira, 2, a celebração eucarística na Paróquia Nossa Senhora da Luz em honra de sua padroeira, cuja comemoração coincide com a Festa da Apresentação do Senhor. Concelebraram o pároco, Padre Valdevir Cortezi, e Anderson de Souza, colaborador da Paróquia,  tendo também participado o Diácono Marcio Ribeiro.

A devoção a Nossa Senhora da Luz nasceu em Portugal por meio de PeroMartins, o qual, prisioneiro de piratas árabes, em 1459, recorreu ao auxílio da Virgem Maria. Segundo a tradição popular, durante 30 dias, Nossa Senhora lhe apareceu em sonho envolta de extra- ordinária luz, e lhe dirigiu um pedido: que, ao ser libertado, construísse uma igreja em honra de Santa Maria da Luz. A devoção se espalhou, e chegou ao Brasil por meio de imigrantes portugueses.

Na Região Santana, a igreja matriz Nossa Senhora da Luz, elevada a paróquia em 1958, teve sua pedra fundamental lançada em 1956. A paróquia ficou conhecida na região pela promoção vocacional. Dela nasceram 16 vocações consagradas, sendo oito sacerdotes e oito religiosas. Padre Paulo Cesar Gil, pároco da Paróquia Menino Jesus, no Setor Tucuruvi, e Padre Carlos Alberto Doutel, pároco da Paróquia São José Operário, no Setor Imirim, foram dois dos frutos desse trabalho do pároco Padre Valdevir.

A devoção à Senhora das Candeias, da Luz, da Candelária, ou da Purificação (todos estes nomes designam a mesma Nossa Senhora), tem o seu começo na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo. Na Região Santana, há um templo dedicado a Nossa Senhora com o título de Candelária, tendo sido criada em 4 de novembro de 1933 na Vila Maria, pelo arcebispo metropolitano Dom Duarte Leopoldo e Silva.