Encontro de Casais com Cristo (ECC) empossa novos dirigentes

A A
Padre Edival presidiu missa para casais dirigentes para novo biênio na igreja Santo Antonio de Lisboa.
Publicado em: 29/02/2016 - 13:30
Créditos: Diácono Francisco Gonçalves com colaboração de fotos de Marilene Braga

O Encontro de Casais com Cristo (ECC) da Região Episcopal Santana reuniu, dia 20, na Paróquia Santo Antonio de Lisboa, casais que irão dirigir, nos próximos dois anos, suas atividades em 18 paróquias da Região onde está instalado.

A manhã de “encontro de mandatação” começou com missa de envio presidida pelo assistente eclesiástico regional, Padre Edival dos Santos, seguido de palestra e almoço. Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, esteve presente no evento. 

Padre Edival explicou que o objetivo é construir o Reino de Deus a partir da família, da comunidade paroquial e estrutura-se em três etapas distintas e inter-relacionadas entre si e com tempos espaçados entre eles. Na primeira etapa, busca-se o chamamento dos casais afastados da Igreja para que vivam seu casamento de uma maneira cristã e levá-los a se engajarem nas atividades paroquiais. A segunda etapa pretende levar o casal a refletir sobre os Documentos da Igreja e sua atualidade. O ECC se conclui com a terceira etapa que propõe aos casais uma reflexão profunda sobre o papel do casal cristão numa sociedade cheia de injustiças e de egoísmo.

 “O casal participa do ECC não apenas para servir nos outros encontros, mas para viver uma vida familiar cristã, assumir tarefas na comunidade, integrando-se totalmente na pastoral paroquial, principalmente na Pastoral Familiar da paróquia, e ser um instrumento de Deus na sociedade”, escreveu seu falecido fundador, Padre Alfonso Pastore, que criou o ECC, em 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia, em São Paulo-SP. Hoje, o ECC está presente em 223 dioceses no Brasil.

Tags