Bispo instrui diáconos sobre homilias

A A
Dom Sergio deu palestra sobre a pregação da Palavra de Deus
Publicado em: 06/05/2015 - 16:30
Créditos: Redação

Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, reuniu, dia 30 de setembro, os diáconos para reunião com tema sobre homilia.

Dom Sergio apontou que entre as formas de exercício do ministério pastoral tem um lugar importantíssimo, a pregação da Palavra de Deus, e que conforme a tradição são três as formas fundamentais de pregação: 1) Kerigma, que é o anúncio do Evangelho a quem não crê, ou tem necessidade de reavivar a fé; 2) A catequese, exposição sistemática e metódica das verdades da fé a quem já acolheu a fé e tem necessidade de ser instruído sobre o seu conteúdo para torná-la regra de sua vida; 3) A homilia, que é conversação sobre a Sagrada Escritura e outros textos, que acontece em várias ocasiões e especialmente durante a celebração dos sagrados mistérios.

Dom Sergio explicou que já no Antigo Testamento, “muitas vezes e de modos diversos falou Deus, outrora, aos pais pelos profetas; agora, nestes dias que são os últimos, falou-nos por meio do filho (Hb 1,1-2). Cristo, o Filho de Deus feito homem, é a Palavra única, perfeita e insuperável do Pai. Nele o Pai disse tudo, e não haverá outra palavra senão esta”.

O bispo continuou sua instrução mostrando que Jesus institui a Igreja com fundamento nos apóstolos e, mandando sobre eles o Espírito Santo, por parte do Pai, enviou-os a pregar o Evangelho em todo o mundo. Nessa função de pregar estão os diáconos, que conforme a Lumen Gentium 29, “servem ao povo de Deus na diaconia da liturgia, da palavra e da caridade”.

Dom Sergio, ao final de sua palestra, já combinou com os diáconos de continuar a formação no próximo dia 11 de junho, às 20h, na Cúria de Santana.