‘Profeta da caridade’, São João de Deus inspira religiosos em 52 países

A A
O patrono dos doentes, dos hospitais e dos enfermeiros é celebrado em 8 de março, e atualmente a Ordem Hospitaleira por ele fundada atua em 52 países, com mais de 300 obras apostólicas
Publicado em: 24/06/2015 - 16:30
Créditos: Benigno Naveira

Diante da situação de abandono e marginalização em que viviam os pobres e doentes do século XVI, São João de Deus radicalizou a própria vida e passou da compaixão à ação. O patrono dos doentes, dos hospitais e dos enfermeiros é celebrado em 8 de março, e atualmente a Ordem Hospitaleira por ele fundada atua em 52 países, com mais de 300 obras apostólicas. No Brasil, Ordem Hospitaleira de São João de Deus realiza ações em Divinópolis (MG), no Hospital São João de Deus; Aparecida do Taboado (MS), na Casa da Hospitalidade; Itaipava (RJ), no Lar São João de Deus; e na cidade de São Paulo, na Casa de Saúde, localizada na Estrada Turística do Jaraguá, na área de abrangência da Região Episcopal Lapa. Segundo o Frei Valdir Moreira, que pertence à Ordem, São João de Deus – nascido em Portugal em 1895 e morto na Espanha em 8 de março de 1550 – foi um homem adiantado ao seu tempo, tanto que ficou conhecido como o “Profeta da Caridade”.

Em 1539, São João de Deus fundou um hospital inovador para época, a “Casa de Deus”, em que cada paciente era atendido em todas as suas dimensões - físicas, psíquicas, social e espiritual – e visto como o próprio Cristo. O exemplo de São João de Deus atraiu muitos colaboradores para a continuidade da obra. Eles fundaram hospitais em diferentes países, São João de Deus inspira ainda hoje vocacionados para a Ordem Hospitaleira. “Somos religiosos consagrados e procuramos viver nossa entrega a Jesus Cristo misericordioso, servindo ao homem que sofre, defendemos os direitos dos enfermos, pobres e necessitados. Procuramos imitar nosso fundador São João de Deus”, afirmou Frei Valdir. Os religiosos professam os votos públicos de castidade, pobreza, obediência e hospitalidade, e se preparam profissionalmente para atuar como enfermeiros, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, psicólogos, médicos, fisioterapeutas, entre outras atividades. Eles trabalham em hospitais gerais, centros psiquiátricos, lares para idosos e desenvolvem projetos sociais. “Lutamos e promovemos a humanização e a dignidade do ser humano. Nossa missão é cuidar da saúde das pessoas, aliando comprometimento dos colaboradores, ciência, humanização, ética e qualidade, segundo os valores de São João de Deus”, afirmou o Frei, lembrando que, por vezes, alguns frades são ordenados sacerdotes. Em 2015, a Ordem celebra o Ano das Vocações Hospitaleiras, em todo o mundo. Os interessados em ingressar na Ordem podem entrar em contato no e-mail ohbrasil@ohbrasil.org.br.