Área Pastoral São João Batista celebra padroeiro

A A
Comunidade em festa
Publicado em: 30/06/2015 - 11:45
Créditos: Redação

FESTA DE PADROEIRO

Créditos: Padre Antonio F. Ribeiro

fotos: Angela Santos

 

 

A comunidade da Área Pastoral São João Batista – Mercadinho do setor Butantã festejou com júbilo seu Padroeiro.  Durante o mês de junho, São João Batista vem sendo celebrado com o tríduo e as tradicionais festas juninas nos finais de semana. Neste domingo (28), com uma procissão e missa solene, presidida pelo padre Daniel Koo, responsável pela Área Pastoral, os fiéis puderam oferecer suas homenagens ao padroeiro.  Com grande participação de fiéis as festividades em louvor ao padroeiro segue até o final de junho, com a quermesse, reza do terço, adoração ao Santíssimo Sacramento, Vigília e outros.

 

 

 

Na homília da missa, Padre Daniel  recordou que São João Batista, por ser o precursor de Jesus,  tem o privilégio de ser celebrado duas vezes na liturgia, uma pela sua natividade (24/06) e outro pelo seu martírio (29/08), a maioria das celebrações dos santos são realizados na data de sua morte. A relevância do papel de São João Batista reside no fato de ter sido ele o “precursor” de Cristo. Foi ele a voz que clamava no deserto anunciando a chegada do Messias não cessando, jamais, de chamar os homens à conversão: “Arrependei-vos e convertei-vos, pois o reino de Deus está próximo”.

 

 

Em suas pregações Insistia sempre para que os judeus, pela penitência, se reparassem pois estava próxima a chegada do Messias prometido. João passou a ser conhecido como “Batista” por causa da importância que dava ao batismo, um ritual de purificação corporal onde a imersão na água simbolizava a mudança de vida interior do batizado. Não deixava nunca de salientar aos seus ouvintes e discípulos que “Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque antes de mim ele já existia! Eu também não o conhecia, mas vim batizar com água para que ele fosse manifestado a Israel”. Filho de Zacarias e Isabel João Batista assumiu com zelo sua missão foi ele que batizou Jesus e testemunhou: “Eu vi o Espírito descer do céu, como pomba, e permanecer sobre ele.

 

 

Pois eu não o conhecia, mas quem me enviou disse-me: Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, é ele que batiza com Espírito Santo. Eu vi, e por isso dou testemunho: ele é o Filho de Deus!” A igreja da Área Pastoral São João Batista faz parte da história do Bairro Butantã, a mais de 100 anos localizada na esquina da Avenida Corifeu de Azevedo Marques 2300 com a Rua Francisco dos Santos 68, a igreja acompanhou o crescimento do Bairro.