24 horas de fé junto ao Senhor

A A
Fiéis participam da missa de abertura das ‘24 horas para o Senhor’, presidida por Dom Carlos Lema Garcia
Publicado em: 30/03/2017 - 16:00
Créditos: Benigno Naveira - Colaborador de Comunicação da Região

Tendo como motivação o Ano Mariano Nacional, e com o tema “Eu quero misericórdia”, extraído do Evangelho de Mateus (Mt 9,13), os fiéis na Região Episcopal Lapa participaram na Paró- quia Nossa Senhora da Lapa, das “24 horas para o Senhor”, iniciada na noite da sexta-feira, 24, e concluída na noite do sábado, 25.

A iniciativa das “24 horas para o Senhor” foi criada pelo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização e acontece desde 2013 no tempo da Quaresma. A proposta é que se realize mundialmente em cada diocese, com igrejas que fiquem abertas 24 horas para que os fiéis possam participar do sacramento da Reconciliação.

Na Região Lapa, as atividades começaram com uma missa, presidida por Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar da Arquidiocese e vigário episcopal para a Educação e a Universidade, e concelebrada pelos padres Geraldo Pedro dos Santos, coordenador da iniciativa na Região, e Antonio Francisco Ribeiro, coordenador regional de pastoral.

Dom Carlos, na homilia, disse que o chamado de Cristo é absoluto e não comporta parcialidade: é preciso amar de todo coração, de toda a alma, com todo o espírito e com toda a força, sendo que o amor ao próximo consiste em fazer tudo com a integralidade de todo nosso ser: alma, força e amor, sem nunca dividir o coração, pois um coração inteiro reflete o que é o homem verdadeiramente.

Ao final da celebração, Dom Carlos realizou a adoração ao Santíssimo. Ao longo das 24 horas aconteceram atividades diversas, como confissões, leitura orante da Bíblia, vigília, ofício divino das comunidades, liturgia das horas, momento penitencial, adoração ao Santíssimo, momentos de louvor, reza do Terço e missas, na manhã de sábado, celebrando a Solenidade da Anunciação da Virgem Maria. O encerramento foi com a celebração eucarística presidida pelo Padre Adalton Pereira de Castro, pároco, e concelebrada pelo Padre Geraldo Pedro.

Em conversa com a Pastoral da Comunicação da Região Lapa, Padre Geraldo lembrou que este é o segundo ano que a Região realiza as “24 horas para o Senhor”, com o objetivo de envolver todas as paróquias, pastorais e movimentos, a partir da colaboração dos padres atuantes na Região, dos coordenadores de grupos de jovens, do Apostolado da Oração, da Comunidade Eucarística Voz dos Pobres e das lideranças dos setores pastorais.

 

(Fonte: Jornal O SÃO PAULO - Ed. 3144/ 29 de março a 4 de abril de 2017)