Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São João Clímaco acolhem os novos párocos com muita alegria.

A A
Duas paróquias do Setor Pastoral Anchieta acolheram seus novos párocos. Pe. William na paróquia Nossa Senhora de Fátima e Pe. Lisboa na paróquia São João Clímaco.
Publicado em: 14/09/2015 - 11:00
Créditos: Redação

Visando as necessidades de nossa Região Episcopal, Dom José Roberto Fortes Palau, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo na Região Episcopal Ipiranga, celebrou a posse de dois novos párocos do setor pastoral Anchieta, Pe. William Day Tombini, na paróquia Nossa Senhora de Fátima, e Pe. Antônio de Lisboa Lustosa Lopes, na paróquia São João Clímaco.

Pe. William, é natural de São Paulo. Foi ordenado presbítero no ano de 2002. Cursou direito na Faculdade integrada de Guarulhos antes de sua ordenação presbiteral. Foi Vigário Paroquial na paróquia Nossa Senhora de Sião no ano de 2002, assumiu a coordenação regional da Pastoral Vocacional em 2002, atuou como Vigário Paroquial na paróquia Santo Antônio em 2003, e em 2006 tomou posse como pároco. E em 2006 assumiu a paróquia São João Clímaco como pároco.

Na celebração de posse na paróquia Nossa Senhora de Fátima, no último dia 10 de setembro, Pe. William ressaltou a importância da construção de uma boa convivência em comunidade, “a comunidade paroquial deve ser um centro do qual brota a caridade e a misericórdia, um lugar de vivência de fé, em que aqueles que estão de fora devem sentir-se atraídos a viver junto aos que aqui estão, a alegria de Evangelho” afirmou. Durante a celebração Dom José conclamou os paroquianos a, junto com o padre William, serem sinais atraentes aos que estão de fora.

Pe. Lisboa, assumiu a paróquia São João Clímaco no último dia 12 de setembro. Durante a celebração de posse, ressaltou a importância da espiritualidade do padre para bem exercer o ministério, “olhar voltado pra Cristo e conhecer bem a Jesus. Só se fala bem quando se conhece. Sem conhecer Jesus o anúncio deixa de ser anúncio e se torna propaganda. As pessoas esperam alguém que os proporcione uma profunda experiência com Deus. O padre deve ser um especialista nas coisas de Deus. O povo espera que seu padre seja um homem de Oração” afirmou Pe. Lisboa.

O olhar do pároco para sua paróquia é o principal serviço do padre “é formar uma comunidade madura na fé. O padre deve manter a unidade e a comunhão na comunidade. Mantê-la sempre unida. Harmonizar para que ninguém se sinta estranho, mas que todos se sintam membros. Deve saber escutar, dialogar, valorizar qualidades e dons do povo. Deve ser apaixonado pelo povo. A pastoral é movida de amor. O poder sacerdotal é ouvir o povo” destacou o novo pároco.

Padre Lisboa, é natural de Balsas, no Maranhão. Foi ordenado presbítero no dia 13 de julho de 1996. Anos depois veio para São Paulo cursar o mestrado em Teologia Pastoral, na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, e seu doutorado em Ciências da Religião, na Universidade Metodista de São Paulo. Com uso de ordens na Arquidiocese de São Paulo, em 2009 foi nomeado responsável da Área Pastoral Nossa Senhora de Fátima que, em 2012, passou a ser a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, tendo Padre Lisboa como Administrador Paroquial.