Nova comissão Representativa do Regional Sul 1 da CNBB se reúne pela primeira vez em São Paulo

A A
A Comissão Episcopal Representativa se reúne pela primeira vez com a nova Presidência.
Publicado em: 25/08/2015 - 13:30
Créditos: Redação com CNBB Regional Sul 1

Durante a reunião reservada dos Bispos foram indicados os nomes dos novos Presidentes das Comissões Episcopais de Pastoral do Regional Sul 1 da CNBB.

Na manhã da última quinta-feira, (20) a nova Comissão Episcopal Representativa do Regional Sul 1 da CNBB, composta pelos Bispos Presidentes das sub-regiões pastorais do Regional se reuniu na sede do episcopado paulista, em São Paulo (SP).

A reunião foi presidida por dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano de Campinas e presidente do Regional. Estavam presentes a mesa: dom Pedro Luiz Stringhini, bispo diocesano de Mogi das Cruzes e vice-presidente; dom Júlio Endi Akamine, bispo auxiliar de São Paulo e secretário-geral; Pe. Nelson Rosselli Filho, subsecretário adjunto. O evento contou com a participação dos Bispos Presidentes das Sub-Regiões Pastorais; os presbíteros Subsecretários, como também os representantes dos Organismos ligados ao Regional.

Na pauta, temas como avaliação da 78ª Assembleia dos Bispos, realizada, de 9 a 11 de junho de 2015, em Aparecida, 37ª Assembleia das Igrejas Particulares (AIP), 16-18 de outubro, em Itaici e andamento das sub-regiões Pastorais.

Segundo Pe. Nelson Rosselli Filho, subsecretário adjunto, durante a reunião, “houve um tempo, em que os participantes se dividiram em pequenos grupos – onde indicaram elementos importantes para a escolha do tema para a 37ª Assembleia das Igrejas Particulares (AIP) do estado de São Paulo, que será realizada de 16 a 18 de outubro de 2015 em Itaici, SP”.

A reflexão indicou como elemento fundamental: A Missão como  essência da unidade Igreja; Formação inicial dos padres no espírito missionário; Espiritualidade missionária; Planejamento para uma pastoral; Misericórdia: as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019” (DGAE 2015-2019) à luz da misericórdia; Resgate do Projeto de Ação Missionária Permanente – PAMP; os lugares do encontro com Cristo para uma Igreja em estado permanente de missão; Querigma e Missão: celebração e vivência da fé cristã.

Após o intervalo seguiram-se, a reunião reservada dos bispos e a reunião dos subsecretários com o secretário adjunto Pe. Nelson Rosselli Filho.

Comissões Episcopais – Durante a reunião reservada dos Bispos foram indicados os nomes dos Presidentes das Comissões Episcopais Pastorais.

Conforme previsto no Regulamento do Conselho Episcopal Regional, artigo 33, “as Comissões Episcopais de Pastoral, cada qual no seu âmbito, e todas, pelos seus presidentes, na Comissão Episcopal Representativa, promovem a Pastoral Orgânica Regional, com suas dimensões globais e setores especializados”.

Compete a cada Comissão responder pelo estudo, proposta e animação dos programas e projetos do seu âmbito de atribuições, em sintonia com as demais Comissões, para garantia da unidade da Pastoral Orgânica.

Presidentes das Comissões Episcopais de Pastoral

Comissão para os Ministérios ordenados e a Vida Consagrada
Presidente: Dom Paulo Roberto Beloto

Comissão para o Laicato, Vida e Família
Presidente: Dom Edmilson Amador Caetano

Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial
Presidente: Dom José Luiz Bertanha

Comissão para a Animação Bíblico-catequética
Presidente: Dom Tomé Ferreira da Silva

Comissão para a Liturgia
Presidente: Dom Sérgio Aparecido Colombo

Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso
Presidente: Cardeal Odilo Pedro Scherer

Comissão para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz
Presidente: Dom João Inácio Müller

Comissão para a Cultura, Educação e Comunicação Social
Presidente: Dom José Benedito Simão