Jubileu abertas inscrições para Missionário da Misericórdia

A A
Estão abertas as inscrições para os sacerdotes e bispos eméritos que desejam candidatar-se à função de Missionário da Misericórdia durante o Jubileu Extraordinário da Misericórdia.
Publicado em: 29/07/2015 - 07:00
Créditos: Redação, com Rádio Vaticano.

O Jubileu dará início em 8 de dezembro de 2015 a 20 de novembro de 2016. Os candidatos devem observar as seguintes características antes de preencher o formulário:

– Ser sinal vivo de como o Pai acolhe todos os que procuram o seu perdão;

– Artífices próximos de todos, não excluindo ninguém, de um encontro cheio de humanidade, fonte de libertação, rico de responsabilidade para superar os obstáculos e retomar a vida nova do Batismo;

– Pregadores convincentes da Misericórdia;

– Anunciadores da alegria do perdão;

– Confessores acolhedores, amorosos, compassivos e atenciosos especialmente às difíceis situações de cada pessoa.

Os Missionários da Misericórdia serão enviados pelo Papa Francisco na Quarta-feira de Cinzas durante uma celebração na Basílica de São Pedro. A figura dos Missionários é descrita na bula Misericordiae vultus, no nº 18.

Funções

A seguir, os Missionários serão enviados, pelos próprios Bispos Diocesanos nos seus Países, para animar as missões populares ou as iniciativas específicas relacionadas com o Jubileu, com especial referência ao sacramento da Reconciliação. O Santo Padre, com efeito, dar-lhes-á a faculdade para perdoar também os pecados reservada à Sé Apostólica.

Os Bispos, por meio da área reservada no site do Jubileu, terão acesso à lista de missionários disponíveis, agrupados por País e por idioma, e poderão contatá-los diretamente convidando-os para a missão na sua diocese.

Carta do Bispo

Cada Missionário deverá ter uma carta de apresentação do próprio Ordinário Diocesano ou do Superior da Província de pertença, na qual se atesta a idoneidade para realizar este ministério.

Para se tornar missionário será necessário preencher o formulário “Torna-te Missionário”. Este formulário deve ser preenchido exclusivamente para candidatar-se a missionário da misericórdia.

As candidaturas serão recebidas pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, responsável último pela seleção dos Missionários da Misericórdia, que os escolherá em concordância com os respectivos Ordinários e Superiores das Ordens religiosas.

A candidatura deverá ser acompanhada pela digitalização da carta do Ordinário ou do Superior do Instituto religioso em papel timbrado (atenção para que sejam legíveis os dados de contato).