Dom José Roberto Fortes Palau Completa 5 Anos como Vigário Episcopal na Região Ipiranga

A A
O dia 19 de julho, marca a acolhida da Região Ipiranga para com Dom José Roberto
Publicado em: 24/07/2019 - 10:15
Créditos: Redação Região Ipiranga

Na última sexta-feira, 19/07, em celebração Eucarística, na capela Nossa Senhora Aparecida, presente na sede Regional, Dom José Roberto Fortes Palau, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, juntamente com os funcionários, celebrou 5 anos como Vigário Episcopal na Região Ipiranga.

Neste período de trabalho, Dom José Roberto expressou profundamente o sentido do Bom Pastor que se faz próximo as ovelhas, estreitando os laços de convivência com o clero, se fazendo presente nas reuniões gerais e setoriais, além de demonstrar um canal aberto de diálogo para com os padres. Com os fiéis, Dom José Roberto também se faz acessível para atendimentos, na medida do possível de seus compromissos.

Visando gerar um aprofundamento na espiritualidade e no estudo da igreja e das sagradas escrituras para os leigos, o bispo auxiliar incentivou, a criação do Curso Teológico – Pastoral presencial, que a três anos acontece aos sábados na sede regional e conta com a participação de professores que são mestres ou doutores, que trabalham nas grandes faculdades de teologia da cidade, especialmente a PUC e o centro Universitário Salesiano de São Paulo. O curso oferece também o Certicado de Extensão Universitária pelo centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL. Dom José Roberto incentivou também o aprofundamento na formação dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e dos Enfermos, estendendo o tempo de curso formativo.

A Sede regional do Ipiranga, dentro deste período de 5 anos, passou por uma reforma integral e ganhou uma capela, que recebe o nome de Nossa Senhora Aparecida, em homenagem a peregrinação da imagem da Padroeira do Brasil pelas paróquias da Região Episcopal e que hoje se encontra na capela da Sede Regional. Semanalmente, Dom José Roberto celebra a Santa Missa, junto com os funcionários. Na celebração Eucarística da última semana, no dia em que marca a chegada do bispo auxiliar na Região Ipiranga, durante a missa os funcionários expressaram com gratidão pelo o zelo e o cuidado que Dom José Roberto demostra, com um presente e orações.

Além do empenho nos trabalhos Regionais, Dom José Roberto, nestes 5 anos de presença na Arquidiocese de São Paulo, é o bispo referencial da Pastoral Vocacional Arquidiocesana, acompanhando o discernimento vocacional dos seminaristas e diáconos. Sendo também, o referencial da pastoral Vocacional da CNBB.