Celebrações de Corpus Christi na Região Episcopal Ipiranga.

A A
Na última quinta-feira, 04, nossa Igreja celebrou em unidade a solenidade de Corpus Christi. Solenidade esta, que manifestamos nossa fé em Jesus Eucarístico.
Publicado em: 09/06/2015 - 06:00
Créditos: Redação

Na última quinta-feira, 04, nossa Igreja celebrou em unidade a solenidade de Corpus Christi. Solenidade esta, que manifestamos nossa fé em Jesus Eucarístico, o pão que se torna carne, e no vinho que se torna sangue.

Em nossa Região Episcopal, todas as paróquias, em comunhão com toda a igreja, celebraram Corpus Christi com muito amor e caridade. Algumas realizaram procissões de sua matriz até uma das comunidades a qual estão localizadas em seu território paroquial, e outras realizaram apenas em volta da igreja. Foram confeccionados tapetes, com diversos matérias, que reproduziam, em desenhos, a Eucarístia, o Cordeiro Imolado, o Espírito Santo, e o padroeiro de sua paróquia.

Dom José Roberto Fortes Palau, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo na Região Episcopal Ipiranga, celebrou a Santa Missa na paróquia Santa Ângela e São Serapião, localizada no setor Cursino. A paróquia juntamente com suas comunidades, Imaculada Conceição e Nossa Senhora da Estrada reuniram-se para esta Solenidade. Os jovens da paróquia confeccionaram o tapete dentro da igreja, utilizando somente panos e papel picado.

Em sua homilia, Dom José Roberto nos diz "expressamos hoje, publicamente nossa fé na presença real de Cristo na Santíssima Eucaristia. Cristo passa por ruas de mais de mil anos; Cristo passa por ruas recém-abertas; Cristo passa pelo centro de vilas rurais; Cristo passa pela avenida das grandes cidades. Cristo ontem, hoje e sempre, no meio da geografia e da história humana: 'Estarei convosco até o fim dos tempos' (Mt 28,20)".  E acrescenta que o objetivo preciso desta solenidade é "nós católicos, acreditamos firmemente que Jesus Cristo Ressuscitado está presente, com seu Corpo e Sangue, no 'pão e vinho eucaristizado'". Termina sua homilia dizendo-nos que a Eucaristia é um chamado a santidade, e a doação aos irmãos, "porque 'a vocação de cada um de nós é ser, juntamente com Jesus, pão partido para a vida do mundo'".

No termino da Santa Missa, foi realizada a procissão pelo quarteirão, em seguida um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento.