Cardeal Odilo fala sobre o dia de partilha no Sínodo

A A
Esta quarta-feira (14/10), depois de dois dias de círculos menores, os padres sinodais se reúnem em plenária para a 8ª Congregação Geral.
Publicado em: 14/10/2015 - 14:00
Créditos: Redação, com Rádio Vaticano

Em entrevista, Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, fala um pouco de como serão os trabalhos desta quarta-feira.

“Nós estaremos voltando ao grande plenário e são apresentadas as observações que vêm dos círculos menores, dos grupos, de modo que se partilha com o grande grupo aquilo que foi trabalho no pequeno grupo. Naturalmente, há também muitas emendas, novas propostas, acréscimos ao texto do Instrumento de Trabalho também são entregues hoje à Comissão de Redação. Hoje vai ser um dia de partilha daquilo que se trabalhou nos últimos três dias. ”

Cardeal Odilo falou também da questão dos divorciados recasados, um dos temas da coletiva de imprensa de terça-feira, no Vaticano:

“De fato estamos diante de uma situação que merece toda a atenção. Há muitos casais católicos que não estão regularmente casados na Igreja, não se trata só dos divorciados recasados e há a questão do acesso dessas pessoas à comunhão e à confissão. É uma situação angustiante, sim. E os padres sinodais estão concordes neste ponto, de que se trata de uma situação angustiante que merece a atenção da Igreja, mas ainda está difícil de se ver uma solução que tenha aceitação da maioria. É certo que existe um debate sobre isto na Sala do Sínodo e isto se tornará mais evidente na terceira parte, nos próximos dias. ”

Por fim, o Arcebispo de São Paulo falou também do encontro que teve com Bento XVI

“Foi muito bonito. Há algum tempo desejava saudar o Papa Bento XVI desde que ele se retirou. Nos saudamos em celebrações, mas muito brevemente. Ontem consegui um momento para estar com ele na hora em que ele reza o terço com Dom Gaenswein. Foi muito bonito e ele está muito bem para a sua idade. ”