São Sebastião é festejado em Sapopemba

A A
Pe. Danilo, que trabalhou com a comunidade na década de 80, presidiu a missa festiva
Publicado em: 25/01/2017 - 10:30
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

A Paróquia São Sebastião, Setor Pastoral Sapopemba, confiada aos missionários Combonianos, celebrou no dia 20 de janeiro a festa do padroeiro da paróquia, formada por dez comunidades.

A comunidade contou com um tríduo festivo em preparação à festa. Uma missa sertaneja abriu o tríduo. No segundo dia, aconteceu uma palestra sobre violência contra a mulher, ministrada pelo Centro de Defesa de Direitos Humanos de Sapopemba. E uma palestra sobre drogas, com agentes da Missão Belém, marcou a programação do último dia.

Pe. Danilo Cimitan presidiu a missa festiva, concelebrada pelo pároco Pe. Mario Andrighetto e pelo vigário Pe. Elias Arroyo Román. Pe. Danilo já havia trabalhado com a comunidade na década de 80, e recordou a realidade da época e as lutas travadas.

Pe. Mario contou que convidou o confrade para presidir a Eucaristia porque é a primeira vez que Pe. Danilo está celebrando a festa do padroeiro da comunidade, depois da elevação a paróquia, e também por ter passado, assim como São Sebastião, por momentos de perseguição religiosa.

Durante a homilia, contou a experiência que teve em Moçambique, quando a Igreja passava por momentos de tensão, com expulsão e prisão de padres e limitação do trabalho pastoral.

Depois de recordar a história de outras comunidades da paróquia, onde também trabalhou há trinta anos, lembrou ações que nasceram dentro das comunidades. O Instituto Daniel Comboni, o Cantinho da Paz, o biomagnetismo, a União da Juta, que juntos realizam atendimentos a crianças, jovens e idosos, capacitação profissional, entre outras ações. “Quanta coisa bonita nasceu aqui na nossa área”, expressou Pe. Danilo.

“São Sebastião ligou a fé com a vida”, disse o padre, que afirmou que a comunidade quando realiza todas essas ações segue o exemplo do padroeiro e liga a fé com a vida da comunidade.

 “A vida que hoje te dou, não guarda para ti, partilha com quem precisar”, essa é a mensagem que Deus nos dá, Ele nos visita sempre e “nos ensina a amar, a servir”, contou Pe. Danilo. 

São Sebastião é festejado em Sapopemba