“Nada de desânimo!”

A A
Os coordenadores apresentaram um painel dos trabalhos pastorais na Região Belém para a primeira participação de Dom Luiz no CRP (Conselho Regional de Pastoral)
Publicado em: 15/06/2016 - 11:30
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

“Estou ansioso em conhecer nossas forças, nossos trabalhos, nossos serviços, nossa articulação pastoral, e como nós temos respondido aos desafios”, disse dom Luiz Carlos Dias na primeira reunião do Conselho Regional de Pastoral que participa desde sua acolhida na Região Belém, há duas semanas.

A reunião, que contou com a participação dos representantes de pastorais, movimentos, organizações e setores, aconteceu no sábado, 11 de junho, no Centro Pastoral São José, e foi uma oportunidade para que dom Luiz conhecesse os trabalhos desenvolvidos e o “rosto da região”, junto aos padres, diáconos e leigos que partilharam as experiências pastorais. “Ansioso para conhecer as pastorais, mas conhecer também as pessoas” relatou o vigário episcopal para a Região Belém.

A avaliação do 11º Plano de Pastoral (2013-2016) foi a principal pauta da reunião, e foi realizada a partir das seis urgências da ação evangelizadora da Arquidiocese de São Paulo, respondendo como cada urgência foi assumida.

Após a avaliação, dom Luiz percebeu um “desencanto com as estruturas”, mas recordou que isso não acontece só na Igreja, mas também em outros âmbitos da sociedade como a política, a educação e os sindicatos, reflexo do que chamou de “mudança de época”. Mas lembrou que “precisamos das estruturas” e estas, quando bem articuladas, são para ajudar o trabalho pastoral.

“Nada de desânimo”, advertiu o bispo, que sinalizou diálogo com as bases, com participação e contribuição de todos, com o “princípio da subsidiariedade, cada um no seu âmbito contribuindo de forma que haja comunhão e todos cooperem na mesma linha para que de fato as coisas ocorram”.

Dom Luiz no CRP (Conselho Regional de Pastoral) da Região Belém