Futuros padres participam da última reunião do clero de 2016

A A
Pe. Jean Pietro, da Missão Belém, anunciou o projeto “Vida Nova” de adequação do prédio Nazaré, no centro de São Paulo, destinado ao acolhimento do povo de rua
Publicado em: 22/11/2016 - 15:45
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

Na manhã de 9 de novembro aconteceu, no Centro Pastoral São José, a última reunião do clero de 2016, reunindo cerca de noventa integrantes do clero regional.

A última reunião do ano foi também o último de cinco encontros com a assessoria do Pe. Edênio Valle, SVD, que também é psicólogo e tem longa experiência em pesquisas sobre o clero, adquiridas durante os  55 anos de padre e trabalhos como professor da PUC-SP, na CRB, CELAM, como provincial dos verbitas, e em outros trabalhos que desempenhou no Brasil e no exterior.

Durantes os cinco encontros, Pe. Edênio tratou do presbítero como homem da misericórdia de Deus, de temas como a felicidade do clero, relações afetivas e de análises psicossociais do clero brasileiro.

No decorrer da reunião, foi apresentado aos padres e diáconos presentes, o Projeto Pastoral 2017 e outros assuntos pastorais, relacionados à assembleia arquidiocesana e à reunião conjunta de planejamento pastoral para 2017.

Participaram da reunião quatro diáconos transitórios, que desempenham funções pastorais na Região Belém, e que serão ordenados presbíteros no dia 3 de dezembro, às 15h, na Catedral da Sé. São eles: Rafael Alves, do clero secular da arquidiocese; Gilson dos Reis e Paulo Gomes, da Missão Belém; e Túlio Felipe do Caminho, Neocatecumenal. Participou também o seminarista da arquidiocese, Luciano Louzan, que será ordenado diácono transitório em 10 de dezembro, às 15h, na Catedral da Sé.


Foi apresentado pelo Pe. Jean Pietro, da Missão Belém, o projeto “Vida Nova” para o povo de rua de São Paulo, como marco do Ano da Misericórdia da Arquidiocese de São Paulo. O projeto consiste na reforma e adequação do prédio Nazaré, situado na Praça da Sé, nº 47, para o acolhimento da população em situação de rua. Para a reestruturação do prédio, avaliada em mais de 1 milhão e meio de reais, a arquidiocese lançou uma “Ação Entre Amigos”, em que as paróquias vendem bilhetes de rifa para esse fim.

Esse projeto é a grande obra de misericórdia desempenhada pela Arquidiocese de São Paulo como fruto do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia. Dom Luiz encorajou os padres a levarem às suas paróquias talões da rifa e colaborar para esse projeto.