Centro Pastoral São José, 29 anos a serviço da Pastoral

A A
Dia de aniversário tem vida pastoral intensa, conforme objetivo original
Publicado em: 23/03/2016 - 18:00
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

No dia 19 de março, o Centro Pastoral São José, sede da Região Episcopal Belém e do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, completou 29 anos.

O Centro Pastoral foi inaugurado em 19 de março de 1987, pelo então arcebispo dom Paulo Evaristo Arns. A obra contou com o auxílio dos católicos da Alemanha e Suíça, por meio de contribuição das fundações MISEREOR e ADVENIAT.

A placa de inauguração lembra que o Centro Pastoral é “destinado a ser sinal de unidade na formação e animação pastoral das paróquias e comunidades”.

No dia dos seus 29 anos de história, o Centro Pastoral São José esteve cheio de atividades pastorais.

Na sala dom Paulo Evaristo, o bispo emérito de Blumenau, dom Angélico Sândalo, falou sobre “O rosto da misericórdia na Arquidiocese de São Paulo”, em evento promovido pela Cáritas. Dom Celso de Queiroz, que por vinte e cinco anos foi bispo auxiliar de São Paulo, esteve presente.

O CEBI, Centro de Estudos Bíblicos, teve presença marcante durante todo o dia. Três grupos de estudos refletiam sobre como a bíblia foi escrita, movimentos populares, e a fonte Q. Este encontro acontece todo terceiro sábado do mês, das 8h às 16h.

A Pastoral das Exéquias da Região Episcopal Belém também se encontrou no Centro Pastoral. Leigos, diáconos e o padre responsável pela pastoral se reuníram para conversar sobre questões da pastoral que trabalha nos cemitérios da região.

Crianças e familiares da catequese da Paróquia Santa Clara visitaram a exposição “Madre Teresa de Calcutá – vida, mensagem e espiritualidade”, e depois participaram, na capela do Centro Pastoral, de uma celebração de Ramos, com o Ir. Alexandre dos Santos da arquiconfraria Nossa Senhora das Mercês.

E para encerrar o dia, mais de 200 integrantes do Movimento Sem Terra Leste 1 se reuníram, no auditório Dom Décio, para assembleia do movimento.

Movimento Sem Terra Leste 1