80 anos da Paróquia São João Batista

A A
“Os primeiros 80 foram, o início dos próximos 80 está em suas mãos”, disse Dom Odilo no encerramento das comemorações da paróquia
Publicado em: 30/06/2016 - 14:15
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

“Os primeiros 80 foram, o início dos próximos 80 está em suas mãos” (Dom Odilo)

“A paróquia é a casa de Deus no meio da casa das pessoas, é sinal de que Deus mora aqui no meio de vocês, e que aqui o povo se encontra com Deus” disse o cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, na missa que finalizava os festejos de São João Batista e celebrava os 80 anos de criação da Paróquia São João Batista.

Os festejos começaram na terça-feira, 21 de junho, com o início do tríduo em honra a Natividade de São João Batista, celebrado solenemente na sexta-feira, 24. A festa só terminou depois da terceira missa do domingo, presidida por dom Odilo e concelebrada pelo pároco, Pe. José Alves, Pe. Rochus Michael (Pe. Roque) e Pe. Emerson da Silva, sendo os dois últimos da paróquia vizinha, Coração Eucarístico de Jesus e Santa Marina.

A igreja foi elevada a paróquia em 21 de junho de 1936, há 80 anos, mas a atual matriz tem exatos 60 anos. Em todos esses anos a paróquia sempre foi atendida pelos padres palotinos. Alguns dos que passaram pela paróquia celebraram durante os festejos, a convite da comunidade.

Durante a homilia, dom Odilo lembrou a missão da paróquia de ser “testemunho de fé”, e apontou três principais funções: a primeira é o “anúncio da palavra de Deus”, seguida do “testemunho da caridade”, e por último a “santificação”.

Participante da comunidade há 20 anos, o agente de pastoral Fábio Krubiniki diz que “nos últimos anos, com o engajamento das pessoas, as pastorais que eram mais paradas começaram a crescer novamente, como os vicentinos”. Fábio relatou que a comunidade paroquial vem retomando principalmente as pastorais sociais.

O pároco, Pe. José Alves, recordou que nestes 80 anos a paróquia sempre procurou responder aos desafios, problemas e dificuldades do povo, lançando uma “resposta pastoral, com o evangelho, o testemunho, o anúncio, sempre tendo presente as realidades sociais, econômicas, políticas, religiosas, familiares, que estão presentes na vida da comunidade”.

Madalena Sofit Badan, que tem a mesma idade da paróquia, e participa há mais de 50 anos, diz que a comunidade vem crescendo muito ao longo dos anos e recorda com entusiasmo a missa de cura e libertação que era rezada às quintas-feiras pelo Pe. Renato Vieira.

Nestes 80 anos, a paróquia sempre caminhou, segundo o pároco, junto aos movimentos e pastorais, “coerentemente com o plano pastoral da arquidiocese e as diretrizes da CNBB, assim a paróquia viveu com a Igreja as mudanças, os avanços e, claro, as dificuldades e desafios”.

Pe. José lembrou ainda o papel dos palotinos na construção da paróquia e na evangelização e formação dos leigos, o que tem ajudado a transformar a vida do bairro, das famílias e ser presença “testemunhando Jesus Cristo nesta grande cidade”.

“Os primeiros 80 foram, o início dos próximos 80 está em suas mãos. Então vocês escrevam umas páginas bem bonitas dos próximos 80, começando hoje”, disse dom Odilo se despedindo da comunidade.

80 anos da Paróquia São João Batista