PUC-SP homenageou Cardeal da Esperança em junho deste ano

A A
Em 3 de junho deste ano, o Dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo, esteve no campus Ipiranga da PUC-SP onde foi homenageado
Publicado em: 08/12/2016 - 18:15
Créditos: Renata Moraes /Jornal O SÃO PAULO

Em 3 de junho de 2016 , o Dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo, esteve no campus Ipiranga da PUC-SP onde foi homenageado pelos alunos, professores, diretores e funcionários da universidade.

O trabalho missionário, pastoral e humano do Arcebispo Emérito foi recordado com a exibição do videodocumentário “Dom Paulo, o Cardeal do Povo”, produzido pelo Centro Acadêmico Dom Helder Câmara, com depoimentos de amigos, religiosos, e leigos que conviveram com o Cardeal Arns.

Padre Ney de Souza, professor de Teologia da PUC-SP, em nome de todos os estudantes de Teologia, funcionários e professores, leu uma carta em homenagem a Dom Paulo. “Sua atividade ultrapassa a Arquidiocese de São Paulo e a própria Igreja. Um dos grandes responsáveis pelas denúncias ao regime ditatorial militar civil (1964-1985), participando no processo de redemocratização do país”, expressou. “Seu legado é este de ter sido amigo do povo dos pobres desta cidade. Um episcopado marcado com a recepção do Vaticano II (1962-1965), sobretudo na eclesiologia Povo de Deus e na colegialidade com seus bispos auxiliares e seu presbitério”, destacou o sacerdote.

Visivelmente emocionado, Dom Paulo agradeceu: “Deus lhes pague, sobretudo por não serem corintianos [brincou, em alusão ao time do qual é torcedor], mas por serem católicos apostólicos e fiéis a Igreja e ao povo de Deus de São Paulo. Deus lhes pague e Coragem!”, disse, sendo ovacionado.

Ao final das homenagens, um quadro com a foto do Cardeal Arns foi apresentado, oficializando aquele espaço acadêmico no campus Ipiranga com o nome de ‘Auditório Dom Paulo Evaristo de Arns’.

Publicado no Jornal O SÃO PAULO em 03 de junho de 2016

Especial Dom Paulo Evaristo Arns