Pastoral da Pessoa Idosa realiza debate sobre a violência contra o idoso

A A
Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é tema de evento organizado pela Pastoral da Pessoa Idosa
Publicado em: 20/06/2016 - 09:45
Créditos: Redação

Na tarde de quarta-feira (15), a Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese realizou um debate por ocasião do Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, no Auditório da Livraria Paulinas, na estação Ana Rosa do metrô.

Com palestra do Promotor de Justiça para a Área do Idoso, Doutor Délton Esteves Pastore, o evento também contou com presença de Padre Helmo Faccioli – assessor eclesiástico da Pastoral da Pessoa Idosa, Conceição Aparecida de Carvalho, coordenadora arquidiocesana e Tereza Maciel, coordenadora estadual.

Na abertura do debate, Padre Helmo falou sobre como os idosos são tratados diante da sociedade, destacando que notícias relatando fatos de violência contra pessoas idosas são cada vez mais frequentes. “Nenhuma criatura humana merece a violência. O respeito tem uma dimensão humana, mas tem também uma dimensão divina de revelação teológica, pois cada ser humano, seja ele quem for, é imagem e semelhança de Deus”, enfatizou.

Em sua palestra, o promotor de justiça Doutor Délton, falou sobre alguns exemplos de violência sofridos pelos idosos, e destacou que a violência contra os idosos atinge todas as classes sociais. “ Violência não é só ofender a integridade física de alguém, mas a violência psicológica é tão grave quanto a física e fere integridade do Idoso”,
Segundo o promotor, é um comportamento comum entre os idosos que são vítimas de violência, não denunciarem os maus-tratos sofridos, pois na maioria dos casos o agressor é um membro da família, como filhos, netos ou sobrinhos.

Em entrevista ao Portal Arquisp, a advogada Nina Bernasovskaya Garção, desatacou outras formas de violência que a terceira idade é acometida. “Infelizmente o idoso é tratado muito mal, falta respeito e principalmente falta o amor da família”. Para a doutora Nina falta o acolhimento dos idosos em suas próprias famílias, muitas vezes são excluídos em suas casas. “O idoso tem que ser inserido e não encostado”.

A realidade de violência e maus-tratos contra a pessoa idosa, infelizmente é presente na cidade de São Paulo. Eunice Lopes Alves, coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa na Paróquia São João Clímaco, na Região Ipiranga, relatou uma situação em sua paróquia. “Uma senhora que frequenta a missa estava com vários hematomas, fui conversar com e ela sobre o que tinha acontecido ela me disse que tinha sido agredida por sua nora. Então eu pedi para uma de nossas líderes, que é assistente social fazer uma visita a idosa.  A senhora foi cadastrada em nossa pastoral e passou a receber nossas visitas mensalmente”. Eunice completou dizendo que após as visitas a relação familiar mudou, e certa vez a nora chegou a acompanhar a sogra idosa em uma das missas.

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, com o objetivo de alertar a sociedade sobre os diferentes tipos de maus-tratos.