Pastoral do Empreendedor: capacitação profissional e olhar para oportunidades de negócio

A A
Você já ouviu falar da Pastoral do Empreendedor? Já existe na sua Paróquia?
Publicado em: 21/06/2023 - 14:30
Créditos: Redação

Você já ouviu falar da Pastoral do Empreendedor? Já existe na sua Paróquia? Talvez ainda não tenha a estrutura de pastoral, mas na Arquidiocese essa iniciativa já está presente em algumas igrejas.

A Pastoral do Empreendedor surgiu em 2011, com o intuito de apoiar e valorizar os pequenos e grandes empreendedores católicos. Entre as atividades que promove estão a missa com os empreendedores, a bênção nas empresas, reuniões semanais de partilha, grupos de oração no ambiente de trabalho, retiros espirituais, encontros anuais para empreendedores católicos, a leitura da Palavra de Deus, a Feira do Empreendedorismo e o acompanhamento espiritual.

EMPREENDEDORISMO E ESPIRITUALIDADE

“Empreender é continuar a obra do Senhor. Jesus ressaltou o tema, por exemplo, na parábola dos talentos, e escolheu como base do seu grupo de apóstolos os irmãos Pedro e André, e Tiago e João, que, com seu pai Zebedeu, eram donos de uma empresa de pesca em Cafarnaum. Eram empreendedores”, recordou Maria Ferreira, coordenadora da Pastoral do Empreendedor no Santuário São Judas Tadeu, na zona Sul da capital.

A Pastoral foi implantada no Santuário em 2016 e realiza vários eventos voltados aos empreendedores. “Na primeira terça-feira do mês, às 19h30, acontece a Missa do Empreendedor. Também organizamos encontros mensais para refletir a Palavra e fortalecer a fé; e realizamos vários cursos profissionalizantes com o apoio de voluntários em parceria com o Sebrae”, disse.

Antonio Udvary é membro da Pastoral no Santuário. “Os encontros proporcionam troca de conhecimento, aprendizado e, sobretudo, revigoram a fé e nos inspiram no âmbito profissional à luz dos ensinamentos de Jesus”, disse à reportagem, frisando que também colabora nas ações da pastoral na Paróquia Sagrada Família, em São José dos Campos (SP).

À LUZ DA DSI E DOS DOCUMENTOS DA IGREJA

Na Paróquia Imaculada Conceição, no Ipiranga, a Pastoral foi implementada em 2017 e tem promovido oficinas, palestras e cursos mensais, voltados para aprendizados rápidos que possibilitem a geração de renda aos que querem empreender ou que precisem de reforço financeiro, com cursos de salgados e doces; artesanato (crochê, tricô, fuxico); corte e costura criativa; marcenaria básica etc. Também desenvolve ações de coaching profissional e empresarial, rodada de negócios, missa do empreendedor, entre outras atividades.

Isabel Cristina Stevanatto é consultora de qualidade e coordenadora da Pastoral na Paróquia Imaculada Conceição. Ao O SÃO PAULO, ela destacou que essa Pastoral mostra que a Igreja acolhe e fomenta no empreendedor a ética cristã e os valores do Evangelho.

“Como comunidade de fé e com a implantação da pastoral, estamos evidenciando uma face que vemos em Jesus: o empreendedor à luz da fé cristã”, destacou.

Isabel Cristina ressaltou que na Paróquia uma das prioridades da Pastoral é aprofundar os ensinamentos da Igreja sobre o tema. “Por exemplo, nos itens 180 a 470 do Compêndio da Doutrina Social da Igreja (CDSI), vemos as orientações sobre o tema mercado. O Documento de Aparecida traz ensinamentos riquíssimos que orientam os empresários e quem deseja ingressar no âmbito dos negócios, à luz da verdade, da caridade e da gratuidade do servir”, ressaltou.

FEIRA DO EMPREENDEDORISMO

A Paróquia São Vicente de Paulo, no bairro Moinho Velho, Região Ipiranga, por meio do Conselho Administrativo Econômico Paroquial, apoia iniciativas de empreendedorismo entre seus paroquianos e empreendedores do entorno da igreja.

Em sua segunda edição, a Feira do Empreendedorismo, em maio, reuniu 19 expositores com uma diversidade de produtos: artesanatos, roupas, comidas, produtos de beleza e semi-joias.

“Empreender para muitos é o que garante o sustento de suas famílias. E a dimensão da fé, da verdade e do Evangelho devem nortear suas ações”, afirmou o Padre João Carlos Portes, CM, Vigário Paroquial, ressaltando que o incentivo da Paróquia é uma maneira de mostrar os dons da comunidade.

Mirley Budoya Monteiro é artesã. Aprendeu a fazer crochê aos 10 anos de idade com sua mãe, e desde 2018 encontrou nas peças sua fonte de renda. “A Feira do Empreendedorismo é uma possibilidade de mostrar e expandir meu trabalho à comunidade”, disse a empreendedora e membro da equipe de Catequese.

Roseli Siquieri, conhecida por Lita, é membro do Encontro de Casais com Cristo (ECC) e no evento apresentou sua produção de semi-joias. “Essa é uma feira entre amigos, um espaço para divulgar nosso trabalho, um dia de socialização e, sobretudo, um espaço de evangelização”, ressaltou.

COMO IMPLANTAR A PASTORAL NA SUA PARÓQUIA

Primeiro, busque a autorizaçao do padre;
Depois, reúna um grupo de empreendedores da paróquia ou os interessados em aprender sobre o tema;
Promova encontros e reflexões semanais ou mensais;
A Pastoral deve ser dinâmica, organizada, criativa, ter metas claras e planejamento;
Aprofunde conhecimentos sobre a Palavra de Deus e os documentos da Igreja sobre o tema do empreendedorismo.

CONHEÇA MAIS:

www.pastoraldoempreendedor.org.br