Jovens de São Paulo são enviados à Jornada, ‘uma peregrinação ao encontro de Deus’

A A
Centenas de jovens da Arquidiocese de São Paulo participaram no domingo, 23, da missa de envio para a JMJ.
Publicado em: 27/07/2023 - 14:15
Créditos: Redação

A poucos dias do início da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em Lisboa, Portugal, de 1º a 6 de agosto, centenas de jovens da Arquidiocese de São Paulo participaram no domingo, 23, da missa de envio para a JMJ, onde encontrarão o Papa Francisco e viverão uma experiência de oração e partilha.

Cerca de 1 milhão de peregrinos de diferentes partes do mundo são aguardados na capital portuguesa, para a JMJ, que neste ano tem como tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente (Lc 1,39)”. Segundo o Setor de Juventude da Arquidiocese, aproximadamente 350 jovens de São Paulo irão a Lisboa para o evento.

A missa foi presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, tendo entre os concelebrantes Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese, Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade e Referencial do Setor Juventude.

Grupos de jovens de paróquias que irão à Jornada participaram da missa, durante a qual houve a acolhida da réplica da Cruz Peregrina da JMJ e do ícone de Nossa Senhora, que estiveram em peregrinação pelas seis regiões episcopais.

ESPÍRITO DE PEREGRINAÇÃO

Na homilia, o Cardeal Scherer enfatizou que a JMJ é um encontro entre jovens de todos os cantos do mundo. “Esta é uma oportunidade para perceber quantos outros jovens do mundo caminham como vocês no amor e no temor a Jesus Cristo, amam e caminham com a Igreja. É uma peregrinação ao encontro uns dos outros, uma belíssima experiência, uma expressão da fé que é vivida juntos, a experiência de uma Igreja viva. Mas é, acima de tudo, uma peregrinação ao encontro de Deus, um encontro com Cristo”, afirmou.

“Alegremo-nos com tantos jovens que caminham com Jesus e com a Igreja”, exortou Dom Odilo. Ele recomendou aos jovens que não irão a Lisboa que aconpanhem as celebrações e os momentos de espiritualidade pelas mídias sociais.

“Caríssimos jovens, cheios de fé, esperança e caridade, mantenham os olhos fixos em Jesus e, nesta Jornada, caminhem e peregrinem com os outros jovens e com Cristo, no caminho que Ele nos indica e constantemente nos abre”, exortou Dom Odilo, que ao final da homilia reforçou o pedido: “Caminhemos com Jesus Cristo, Senhor e autor da nossa fé; que Ele nos dê força e coragem todos os dias”.

UMA MISSÃO COM O ROSTO JOVEM

Da Paróquia Nossa Senhora do Brasil, na Região Episcopal Sé, 26 membros do grupo de jovens Divino Coração irão à JMJ Lisboa 2023.

“Será minha primeira Jornada e a expectativa de participar é grande. Sinto uma grande alegria em encontrar o Papa Francisco, rezar e compartilhar a fé com jovens de outras nações. Estou ansiosa. Com certeza, será um momento de revigorar a fé e de profundo crescimento espiritual”, disse ao O SÃO PAULO Elisa Haddad de Oliveira, 33, arquiteta e membro do grupo.

Talita Fonseca Alberto, 30, também vai à JMJ pela primeira vez. Ela contou que ingressou no grupo Divino Coração cheia de dúvidas sobre a fé, “mas aos poucos Deus foi me mostrando caminhos e a confirmação do seguimento a Cristo se fortalece com a participação na JMJ”, afirmou, “A Jornada será uma experiência única para mim e para todos os jovens. Não é turismo, é peregrinação! É caminharmos com fé, ancorados pelo testemunho uns dos outros e apoiados pelos ensinamentos do Evangelho”, avaliou.

Da Paróquia Santa Bernadette, na Região Belém, 95 jovens do Caminho Neocatecumenal irão a Lisboa. “Com certeza, será um momento para testemunhar muitos milagres na vida dos jovens e confirmar o rosto jovem e missionário da nossa Igreja”, enfatizou Rafael Contato, 20, destacando, ainda, que os jovens se mantiveram perseverantes para viabilizar a ida à JMJ, tendo promovido eventos, bazares e rifas para arrecadar recursos.

“Estamos ansiosos e na expectativa para vivenciar este momento marcante em nossas vidas. Estamos abertos à graça de Deus e à ação do Espírito Santo para aproveitar ao máximo a partilha com outros jovens de fé e aprender com as lições e testemunhos de estar neste momento tão importante na Igreja”, afirmou.

Também os jovens da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Parque Edu Chaves, na Região Santana, realizaram bazares, quermesse e a vendas de bolos e pães caseiros para conseguir recursos à viagem.

“Encontrar o Papa Francisco e a juventude de todo o mundo nos ajudará ainda mais a ser jovens santos e a viver essa experiência de estar em missão fora do nosso País”, afirmou Mariana Aparecida Leônidas Valente, 22, jovem paroquiana que irá à JMJ pela primeira vez.

UM ENCONTRO DE RENOVAÇÃO

Dom Carlos Lema Garcia afirmou à reportagem que a JMJ é para os jovens um encontro de renovação interior e transformação pessoal e social, e que os frutos serão perceptíveis também na vivência de cada comunidade eclesial.

“A JMJ é um momento único na vida dos jovens. Estar com o Papa é estar com o representante de Cristo. Isso motiva e inspira os jovens a viver a fé e a transformar o mundo à sua volta e essa mudança acontece na interioridade e no sentido de pertença à Igreja e no testemunho de Cristo ao mundo”, disse o Bispo Referencial do Setor Juventude da Arquidiocese.

Dom Carlos fez votos de que a JMJ Lisboa 2023 renove o entusiasmo dos jovens e que aquilo que eles por lá vivenciarem se transforme em perseverança e “que os jovens, ao retornar, possam testemunhar uma mudança pessoal e contagiar os demais jovens ao seguimento de Cristo”, concluiu.

PRA QUEM NÃO ESTIVER EM LISBOA

Todos os atos centrais da JMJ Lisboa 2023, bem como fotos e vídeos de atividades com os peregrinos, poderão ser vistos por estes canais on-line:
Site: https://www.lisboa2023.org/pt 
Facebook: jornadamundialdajuventude 
Instagram: lisboa2023_pt 
Twitter: @jmj_pt
No site do O SÃO PAULO https://osaopaulo.org.br/jmj-2023