Dom Odilo visita o projeto ‘Estação Cidadania’, voltado às pessoas em situação de rua

A A
Arcebispo Metropolitano esteve no espaço dessa ação emergencial mantida pela Rede Rua e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Publicado em: 27/09/2023 - 15:00
Créditos: Redação

“Quando eu vejo tantas pessoas pela rua, fico com o coração apertado e pensando: ‘e se eu estivesse nessa condição?’ De nossa parte, da parte da Igreja Católica, vocês terão sempre quem os acolhe nas nossas igrejas, organizações, mesmo que não tenhamos para dar tudo aquilo que vocês necessitam”.

Essas foram algumas das palavras iniciais ditas pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, ao visitar na manhã da quarta-feira, 20, a sede do projeto emergencial “Estação Cidadania”, na Avenida Rangel Pestana, 215, no centro da capital paulista.

A iniciativa, mantida por uma parceria entre a ONG católica Rede Rua e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, dá continuidade ao projeto emergencial “Alimentar Direitos”, que funcionou por três anos, durante o auge da pandemia de COVID-19, na quadra do Sindicato dos Bancários, com a distribuição gratuita de alimentos diariamente a pessoas em situação de rua, por meio da Rede Cozinha Cidadã.

Na chegada à sede do Estação Cidadania, o Arcebispo foi recepcionado pelo Padre Arlindo Pereira Dias, Verbita, Presidente da Rede Rua, e por voluntários e colaboradores dessa iniciativa. Além disso, recebeu de presente um coração desenhado em uma folha de papel por uma das pessoas atendidas naquele espaço.

O Arcebispo explicou que o motivo da sua visita foi para ver de perto como as pessoas são atendidas. “Sei que essa iniciativa, assim como outras de apoio, não é a solução completa que vocês esperam e procuram”, disse, ao se dirigir aos atendidos, ressaltando ser importante que as instituições da sociedade civil, o poder público e as pessoas em situação de rua dialoguem para a busca de condições dignas de vida dos mais vulneráveis.

‘TODOS VOCÊS SÃO FILHOS DE DEUS’

O Arcebispo de São Paulo conheceu as instalações e os serviços prestados nos três andares da sede do Estação Cidadania, onde há a oferta de mil marmitas diariamente a pessoas em situação de rua, as quais ainda podem fazer uso de banheiros, de 12 chuveiros para tomar banho e ainda lavar suas próprias roupas.

Também há um serviço específico para acolhida e alimentação das pessoas com mais de 60 anos ou com necessidades especiais. Há, ainda, salas para momentos de encontro em pequenos grupos e para os atendimentos de assistência social.

Os trabalhos coordenados pela Rede Rua e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania também são apoiados pelas congregações do Verbo Divino, Sagrada Família de Bordeaux, Servas do Espírito Santo, Santa Cruz, Missionárias da Imaculada, Leigos de Maryknoll e o voluntariado das Irmãs Orionitas, as Pias Discipulas e um grande número de leigos e leigas.

Dom Odilo assegurou que toda a Arquidiocese de São Paulo, por meio de suas paróquias, comunidades e organismos, atua com vistas a assegurar melhorias na condição de vida das pessoas em situação de rua e que estas podem buscar auxilio nas igrejas quando desejarem.

“Quando vocês estiverem perto de uma igreja, procurem entrar nela. Vocês são filhos da igreja, procurem o padre se precisarem de alguma coisa. Todos vocês são filhos de Deus e saibam que Deus está olhando por vocês, com muita atenção”, enfatizou.

O Arcebispo exortou que as pessoas em situação de rua sempre falem de suas condições de vida aos que possam ouvi-las, a fim de que eventualmente consigam alguma ajuda.

Ao perguntar sobre as situações que mais angustiam os que vivem nas ruas, o Arcebispo ouviu reclamações acerca da falta de vagas em albergues da Prefeitura de São Paulo, bem como das restrições a atividades nestes locais. Outros falaram das dificuldades para encontrar banheiros e de conseguir água para beber e realizar higiene pessoal.

GRATIDÃO

Na parte final da visita, Dom Odilo conversou com os colaboradores e voluntários do Estação Cidadania e revelou sentir-se angustiado ao ver tantas pessoas vivendo em situação de rua em diferentes partes da capital paulista. “Não é possível que uma cidade como São Paulo não encontre uma solução”, lamentou.

Dom Odilo elogiou o trabalho que é coordenado pela Rede Rua em favor dos mais vulneráveis. “Quero dar os parabéns a vocês que estão diretamente com a mão na massa. Padre Arlindo, voluntários, voluntárias, assistentes sociais, enfim, todos que estão diretamente em contato com essas pessoas, acolhendo-as diretamente. Aqui é olho no olho, prato na mão! Portanto, manifesto a vocês o meu apreço por todo este trabalho que tão importante para aliviar o sofrimento de tantas pessoas que acabaram ficando à margem, excluídas, descartadas, como diz o Papa Francisco”, disse o Arcebispo, assegurando seu apoio incondicional às atividades realizadas pela Rede Rua.

“E mais do que tudo: saibam que há Alguém que está olhando por vocês e para cada um dos irmãos que estão vivendo nesta situação. Acreditamos em Deus Pai, em sua providência, acreditamos que Deus está perto daquele que sofre, não abandona nem esquece nenhum de seus filhos, e também está perto daqueles que concretamente se envolvem com os sofrimentos das pessoas em situação de rua”, assegurou, comentando, ainda, que àqueles que realizam as obras de misericórdia o próprio Cristo prometeu a recompensa de que um dia irão ingressar no Reino dos Céus.

PACTO SOCIAL

O Arcebispo comentou, ainda, que essa situação de pessoas vivendo nas ruas só será modificada se houver um pacto social e político em toda a cidade, envolvendo os gestores públicos, os que têm poder econômico e as ações da sociedade civil. “Outras cidades do mundo conseguiram resolver esta situação. Por que São Paulo haveria de não resolver? A solução passa por acolhida, educação, saúde, trabalho, moradia, reinserção dessas pessoas em suas famílias, em sua comunidade de origem ou na comunidade local”, observou.

“Força, coragem! Vamos continuar a sonhar e bater na porta de quem pode e deve fazer algo e também continuemos a mobilizar as nossas comunidades e organizações da Igreja para que estendam a mão por meio dessas ajudas mais diretas que todo mundo pode fazer, como na questão da alimentação e da acolhida mais imediata”, exortou.

Ao final da visita, Dom Odilo recebeu as felicitações antecipadas pelo seu aniversário natalício, comemorado na quinta-feira, 21, quando completou 74 anos de vida.

Para colaborar, seja com doações, seja com trabalho voluntário para o projeto Estação Cidadania, estes são os canais de contato: rederua12@gmail.com e (11) 3311-6642 (telefone e whatsapp).

(Com informações da Rede Rua – edição de texto: Daniel Gomes/ O SÃO PAULO)