Belém espera acolher 550 mil pessoas no Congresso Eucarístico Nacional

A A
Em parceria com a equipe de comunicação do CEN 2016, O SÃO PAULO inicia série de reportagens mensais sobre os preparativos do evento que acontecerá em agosto
Publicado em: 29/02/2016 - 13:30
Créditos: Jornal O SÃO PAULO - Edição 3090

Por Alan Monteiro da Silva e Leonardo Monteiro

Dentro de seis meses, entre 15 e 21 de agosto, a cidade de Belém, no Pará, sediará o XVII Congresso Eucarístico Nacional (CEN 2016). A expectativa é que o evento reúna ao menos 550 mil pessoas, entre bispos, sacerdotes, expositores e fiéis que desejam reafirmar a fé no Cristo Eucarístico.
O tema do Congresso será “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária” e o lema “Eles o reconheceram no partir do Pão” (cf. Lc 24,35).

A Capital paraense também celebra, neste ano, seu quarto centenário de evangelização na Amazônia. O arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, ressalta a consciência que a Igreja em Belém tem sobre a grandiosidade do CEN 2016. “É a segunda vez que o evento acontece em nossa cidade. Cabe-nos uma grande responsabilidade, pois seremos a capital eucarística de nosso País, acolhendo pessoas de todas as regiões do Brasil. Temos em mãos a responsabilidade de mostrar para o Brasil as nossas riquezas e a maior delas é a nossa fé. Desejamos tornar visível em todo o Brasil a força da Eucaristia e a ação missionária na Amazônia de um povo de fé que testemunha com sua cultura e maneira de ser a Igreja viva na Amazônia”.

Em diversospontos de Belém

A programação do Congresso Eucarístico Nacional acontecerá em alguns dos principais pontos da Capital belenense. No Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, acontecerá a abertura oficial do CEN 2016, em 15 de agosto, uma segunda-feira, quando haverá o acolhimento do legado pontifício (o representante do Papa no Congresso). Em 18 de agosto, acontecerá a celebração com Primeira Comunhão para cerca de 1.300 crianças, e no dia seguinte, os jovens se reunirão para a celebração eucarística. Em 20 de agosto, um sábado, acontecerá a chamada grande Celebração Eucarística, com adoração ao Santíssimo Sacramento, após a qual serão iniciadas 85 procissões, uma para casa paróquia da Arquidiocese.

No Hangar Convenções & Feiras da Amazônia, acontecerão outras atividades principais do Congresso, a começar pelo Simpósio Teológico, com quatro cursos, sendo ministrados pelo Padre Wagner Ferreira, da Comunidade Canção Nova; Padre João Paulo Dantas, doutor em Teologia; Dom José Aparecido, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém; e Dom Piero Marini, presidente do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais. O CEN 2016 ainda contará com workshops, feira católica e exposição de arte sacra e artesanato regional.

No portal da Amazônia, na orla da cidade, acontecerá a chegada da procissão eucarística fluvial, que terá início em Manaus, passando por dioceses e prelazias da Amazônia até Belém. Na chegada, haverá a bênção com Santíssimo e programações culturais com apresentações de Orquestra Sinfônica e do Padre Reginaldo Manzotti.

Estão previstas, também, celebrações eucarísticas na Sé Catedral de Belém, presididas pelos cardeais, pelo núncio apostólico e pelo legado pontifício; jornadas pastorais nas seis regiões episcopais da Arquidiocese de Belém; celebrações nas paróquias e missas em outros ritos.
O XVII Congresso Eucarístico Nacional será finalizado na tarde de 21 de agosto, na Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré, quando acontecerá a missa de encerramento e a procissão eucarística até o Forte do Presépio (de fronte à Sé Catedral), local da fundação da cidade de Belém do Pará e do início da evangelização da Amazônia, onde será dada a bênção final e se fará o encerramento do CEN 2016.

Inscrições e hospedagem

As inscrições para o Congresso já estão disponíveis pelo site oficial (www.cen2016.com.br). Ao se inscrever, os interessados poderão optar por participar de um dos cursos do Simpósio Teológico ou por  Workshops, que têm vagas limitadas. As demais programações são de livre acesso.
Todos que se inscreverem para o Congresso estarão contribuindo com a organização do CEN 2016 e também receberão o kit do congressista.

A Capital do Pará tem tradição na acolhida daqueles que buscam conhecer a região amazônica. Além disso, anualmente, o Círio de Nazaré atrai 2 milhões de turistas vindos do Brasil e do exterior. No Congresso Eucarístico não será diferente. Vários hotéis fecharam parceria com a Arquidiocese de Belém e oferecerão descontos para os congressistas. Belém é também conhecida pela sua gente simples e sempre acolhedora, e por isso os congressistas terão a opção de hospedagem solidária, isto é, a hospedaria em casas de famílias católicas.

Segundo o Padre Carlos Augusto da Silva, responsável pela equipe de hospedagem solidária do Congresso, “é uma oportunidade de acolher os congressistas mediante a hospedagem solidária, pois criamos novos laços de amizades e aprendizados para vida, com pessoas que virão de todos os cantos do Brasil. É uma troca de experiências, criando verdadeiras amizades, ato de fraternidade”.

Outras informações podem ser obtidas em www.cen2016.com.br; pelo telefone (91) 3215-7001; ou pelo e-mail comunicacao@cen2016.com.br.

História e objetivos dos congressos eucarísticos

O 1º Congresso Eucarístico aconteceu em 1881, em Lille, na França, por iniciativa de um grupo de fiéis leigos, apoiados por São Pedro Julião Eymard. Foi uma celebração solene, da qual participaram fiéis e bispos de vários países da Europa. De lá para cá, outros países quiseram repetir a iniciativa.
No Brasil já foram realizados 16 Congressos Eucarísticos Nacionais. O primeiro aconteceu em 1933, em Salvador (BA); o último foi em Brasília, de 13 a 16 de maio de 2010, tendo como tema “Eucaristia, Pão da Unidade dos Discípulos Missionários”, inspirado na V Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe, que aconteceu em Aparecida em maio de 2007.

Os Congressos Eucarísticos têm como características: aprofundar a doutrina cristã sobre a Eucaristia; prestar culto público e solene ao Santíssimo Sacramento - adoração e reparação; manifestar a universalidade e unidade da Igreja e a sua dimensão missionária; irradiar para a Igreja e para a sociedade os frutos da Eucaristia na ação social; e realizar seminários temáticos para públicos específicos, com temas ligados à teologia da Eucaristia.