Arquidiocese participa da iniciativa '24 horas para o Senhor'

A A
Na sexta-feira e no sábado, a Catedral da Sé terá horários especiais para atendimento de confissões, visitas aos doentes, adoração e missas
Publicado em: 01/03/2016 - 13:45
Créditos: Redação

Na sexta-feira, 4 e no sábado, 5, será realizada a iniciativa de oração “24 horas para o Senhor”, dentro do período da Quaresma. Em todo o mundo, igrejas estarão abertas ao longo do dia para atendimento de confissões. A abertura oficial será com a celebração penitencial presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro, às 17h (hora local, 13h em Brasília).

A iniciativa de oração surgiu em 2014, proposta pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. Na mensagem para a Quaresma 2016, o Papa manifestou o desejo de que a atividade fosse realizada novamente e destacou que esse período torna-se propício à conversão e aproximação da misericórdia divina.

“Com o apelo à escuta da Palavra de Deus e à iniciativa ’24 horas para o Senhor’, quis sublinhar a primazia da escuta orante da Palavra, especialmente a palavra profética. Com efeito, a misericórdia de Deus é um anúncio ao mundo; mas cada cristão é chamado a fazer pessoalmente experiência de tal anúncio”, disse Francisco.

Na reflexão, o Papa lembrou também que a Quaresma é tempo para a prática das obras de misericórdia. “O Ano Jubilar é um tempo favorável para todos poderem, finalmente, sair da própria alienação existencial, graças à escuta da Palavra e às obras de misericórdia. Se, por meio das obras corporais, tocamos a carne de Cristo nos irmãos e irmãs necessitados de ser nutridos, vestidos, alojados, visitados, as obras espirituais tocam mais diretamente o nosso ser de pecadores: aconselhar, ensinar, perdoar, admoestar, rezar”, escreveu.

Atendendo a este apelo do Santo Padre, a Catedral da Sé estará aberta nas sexta-feira das 7h às 20h, com o mutirão de confissões, adoração eucarística permanente e missas às 09h, 12h e 17h. No Sábado, continuam os atendimentos de confissões até as 13h, com missa às 12h. Também haverá visita aos doentes, atendimento de pessoas em situação de rua e a meditação das parábolas da misericórdia.