Natividade de São João Batista

A A
Com muita alegria a Igreja, solenemente,celebra o nascimento de São João Batista.
Publicado em: 24/06/2016 - 09:45
Créditos: Redação com Agências de Notícias

 

Lá no alto da montanhas da Judéia, em Hebron, mais ou menos doze quilômetros de Jerusalém, vivia o casal Zacarias e Isabel, que eram de idade avançada, mas possuíam o desejo de gerar um filho.
Um certo dia Zacarias que era Sacerdote no Templo de Jerusalém, entrou no Santuário para queimar incenso, quando de repente lhe aparece à direita do altar um anjo e lhe diz, “Não temas, Zacarias, por que Deus ouviu tua oração. Tua mulher dar-te-á um filho, a quem darás o nome de João”.

Mas Zacarias questionou o Anjo pelo motivo deles terem idade avançada, e isso não deu muito certo, pois o Anjo disse, “Eu sou Gabriel e meu lugar é diante de Deus; e é dele que trago tal mensagem.Porém como não acreditaste em minhas palavras, ficarás mudo, até o dia em que tudo isso se cumprir.” A partir daí Zacarias ficou sem pronunciar uma só palavra até o momento em que ele escreve em uma tabuinha o nome do menino pois realmente Isabel daria a luz a João Batista.

Neste mesmo período o anjo apareceu a Maria e anunciou que ela seria mãe do Salvador. Então Maria foi visitar Isabel, pois o anjo lhe disse que ela também estava grávida, quando Maria chegou na casa de Isabel, João se mexeu no ventre da Mãe, e Isabel fez uma belíssima saudação a Maria, “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! De onde me vem que a mãe do meu Senhor venha me visitar? (Lc 1-41-43)”.

Maria e Isabel combinaram que quando João nascesse, ele seria anunciado com uma fogueira, para que Maria viesse em seu auxilio, e assim o fez. João cresceu sempre carinhoso com os pais e obediente a Deus, mas ainda jovem João perdeu seu pai Zacarias e passou a cuidar de sua mãe. Um tempo depois Isabel faleceu, então João resolveu doar seus pertences e sair pregando pelo deserto, com vestes feitas de peles de animais, alimentando – se de gafanhotos e fazendo discursos públicos incentivando a Conversão e o Batismo, daí que vem o nome Batista pelo ato dele batizar.

Pelo motivo dele anunciar Jesus, muitas pessoas achavam que ele era o próprio Messias, mas ele sempre enfatizava dizendo, “Eu não sou o Cristo e nem sou digno de desatar a correia de sua sandália". Algum tempo depois João batizou o próprio Jesus no Rio Jordão e apresentou ao povo com as seguintes palavras, “Eis o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo", e Jesus retribuiu dizendo, "Jamais surgiu entre os nascidos de mulher alguém maior do que João Batista".
Tempos depois João Batista repreendeu o Rei Herodes por haver tomado por esposa   Herodíades, mulher separada de seu meio irmão, isso lhe custou a prisão e sua cabeça foi decapitada a pedido da própria Herodíades para satisfazer o desejo de sua filha Salomé.

São João Batista é um dos Santos mais populares do Mundo e muito lembrado nas épocas de festas juninas, tendo como ponto central a fogueira, que faz lembrança da fogueira feita por seus pais para anunciar seu nascimento, sendo feita a Ligação entre a antiga e nova aliança.

Em nossa Arquidiocese temos 7 Paróquias e 10 Comunidades dedicadas a esse Santo que foi enviado para preparar os caminhos do Senhor e sempre defendeu o que é certo, moral e Justo. Sua Festa é celebrada duas vezes no ano, pelo motivo de seu nascimento 24 de Junho e de seu martírio 29 de Agosto.  
 

Paróquias Dedicadas a São João Batista

São João Batista do Brás (Região Belém) - Largo Senador Morais Barros, s/nº, Brás
Paróquia São João Batista (Região Belém) - Avenida José Velho Barreto, 281, Parque Colonial
Paróquia São João Batista (Região Belém) - Rua Coronel Marques, 174, Chácara Califórnia
Paróquia São João Batista (Região Ipiranga) - Avenida do Café, 688, Vila Guarani
Paróquia São João Batista (Região Ipiranga) - Rua Doutor Mário Vicente, 1108, Ipiranga
Paróquia São João Batista (Região Lapa) - Rua Tonelero, 967, Vila Ipojuca
Paróquia São João Batista (Região Lapa) - Rua Rubens de Souza Araújo, 495, Vila Mangalot