Colocar em prática o 12º Plano de Pastoral 2017-2020

A A
Arcebispo motivou as coordenações pastorais e organismos da Arquidiocese à fazerem projetos e programas pastorais para colocar em prática o novo plano de pastoral do quadriênio 2017-202
Publicado em: 20/03/2017 - 17:15
Créditos: Renata Moraes/ Redação Portal Arquisp

Na manhã do sábado, 18, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, e seus bispos auxiliares participaram do encontro anual arquidiocesano com as coordenações pastorais das regiões episcopais, setores, vicariatos, pastorais, movimentos, associações, novas comunidades e demais organismos, na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom), na Vila Mariana.

“Reunidos hoje com as coordenações pastorais da Arquidiocese, para ara que nós possamos olhar para o ano pastoral e compreender a proposta pastoral que temos pela frente, e juntar esforços e olhar na mesma direção, no sentido da nossa organização e prática pastoral durante este ano”, expressou o Cardeal no início do encontro.

Na apresentação do documento Cardeal Scherer destacou “O Plano de Pastoral deve orientar e dar expressão à “pastoral de conjunto”. As “urgências” na evangelização devem, agora, inspirar a elaboração dos projetos e programas de ação de cada organização eclesial da Arquidiocese”.

Dom Odilo apresentou brevemente o 12º Plano de Pastoral para o quadriênio de 2017 a 2020, que tem como foco as “urgências da evangelização na Cidade”, lançado em fevereiro deste ano. O plano possui seis urgências na ação evangelizadora e pastoral:

  • Primeira urgência: Igreja em estado permanente de missão
  • Segunda urgência: Igreja – Casa da Iniciação à vida cristã
  • Terceira urgência: Igreja- Comunidade animada pela palavra de Deus
  • Quarta urgência: Igreja- Comunidade de Comunidades
  • Quinta urgência: Igreja Misericordiosa a serviço da vida plena para todos
  • Sexta urgência: Igreja – Família de família

 Destaques Pastorais e Sínodo Arquidiocesano 

O encontro também se inseriu no contexto do início do ano pastoral, por isso também foram abordadas as principais atividades da Arquidiocese para 2017. Também foram destacados os 10 anos de Dom Odilo como Arcebispo de São Paulo, que serão completados em 29 de abril e será comemorado em toda a Arquidiocese com uma missa no dia 6 de maio às 12h na Catedral da Sé.

O Cardeal reforçou o convite para a 116ª Romaria Arquidiocesana a Aparecida, em 7 de maio, evento que também faz parte das comemorações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, em 2017.

Nesta ocasião o arcebispo informou que em junho deste ano será promulgado a realização do Sínodo Arquidiocesano. O Sínodo diocesano é um evento de grande significado eclesial e pastoral, que requer um amplo envolvimento de todas as forças vivas da Arquidiocese.

 

Do Plano Arquidiocesano para os projetos e programas pastorais

Na segunda parte do encontro os leigos foram divididos em grupos e convidados a refletir sobre a questão: “ Para colocar em prática o 12º Plano de Pastoral da Arquidiocese e suas ‘urgências’, quais serão os projetos e programas de ação de sua organização eclesial (pastoral movimento, associação, outras) para o ano de 2017.

Fortalecer os conselhos pastorais para implantar o 12°plano com foco na iniciação da vida cristã; investir em formações regionais; implantar a pastoral familiar em todas as paróquias; motivar pastoralmente a juventude; articular missão para a pastoral do povo da rua; e fazer da evangelização a primeira urgência da pastoral, foram alguns dos destaques apresentados pelos grupos.

Em suas considerações finais, o Cardeal Scherer encorajou a todos de que é preciso concretizar as ideais apresentadas, e para alcançar este objetivo é necessário investir no planejamento e na programação das coordenações pastorais, para que efetivamente o 12º Plano de Pastoral seja colocado em prática.


Renata Moraes/ Redação Portal Arquisp

Fotos: Luciney Martins