Autoridades enviam condolências à Arquidiocese pela morte do Cardeal Arns

A A
Axel Zeidler, cônsul-geral da Alemanha, o ministro do STF, Ricardo Lewandowiski, e o governador Geraldo Alckmin estão os que manifestaram pesar pela morte do Cardeal Arns
Publicado em: 16/12/2016 - 11:30
Créditos: Redação

Desde o falecimento do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo, na quarta-feira, 14, aos 95 anos, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, tem recebido mensagens condolências de diferentes autoridades.

A seguir, algumas das mensagens recebidas:

Axel Zeidler, cônsul-geral da República Federal da Alemanha

Eminentíssimo Senhor Cardeal Dom Odilo Scherer,

Foi com enorme pesar que tomei conhecimento do falecimento do Arcebispo Emérito Dom Paulo Evaristo Arns.

Corajoso lutador pelos direitos humanos e líder em tempos difíceis, Dom Paulo Evaristo Arns será sempre lembrado como amigo do povo. A morte do ‘Cardeal da Esperança’ representa uma enorme perda para o Brasil e para o mundo inteiro.

Gostaria de apresentar minhas sinceras condolências, também em nome de todos os colaboradores do Consulado Geral da República Federal da Alemanhã.

Ricardo Lewandowiski, ministro do Supremo Tribunal de Federal (STF)

Profundamente consternados com o falecimento do Reverendísismo Dom Frei Paulo Evaristo Arns, externamos nossas condolências, desejando que sejam consolados nesta dor. Atenciosamente Yara e Ricardo Lewandowiski.

Celso Merisio, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, acolhendo a preposição do deputado Padre Pedro Baldissera, manifesta pesar pelo falecimento de sua eminência, o Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, fato que além de enlutar a família e os amigos, entristece a sociedade brasileira. Atenciosamente, deputado Celso Merísio, presidente.  

Geraldo Alckmin, governador de São Paulo

Nesse momento de profundo pesar, pelo falecimento do querido Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo. Ao unirmos as justas e merecidas homenagens que lhes são prestadas, queremos, em nome de todos os paulistas e, em reconhecimento e ao valoroso trabalho desempenhado com grande líder religioso, enaltecer uma vez a sua postura sempre dedicada aos direitos do povo.

Jorge Picciani, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro lamenta profundamente a notícia da morte do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito da Arquidiocese de São Paulo, nesta quarta-feira, dia 14 de dezembro de 2016. Dom Paulo teve papel fundamental na redemocratização do nosso País, por sua luta incansável pelo respeito aos direitos humanos no período da ditadura militar num momento em que a sociedade não falava sobre o assunto, a imprensa era censurada, os partidos políticos proibidos e os direitos civis cerceados . Dom Paulo teve a coragem de denunciar os abusos do regime diretamente ao presidente Médici no período mais truculento do Regime. Por toda a sua trajetória, que levou o ex-presidente americano Jimmy Carter a dizer que ele deveria ser Papa, Dom Paulo será lembrado para sempre. E fará muita falta ao Brasil  e ao mundo.