Saber Descansar

A A
"Descansar não é não fazer nada, não ter nenhuma disciplina de horário de compromisso"
Publicado em: 13/07/2015 - 10:30
Créditos: Redação Dom Carlos Lema Garcia

Jesus Cristo surpreende os seus discípulos com essa proposta quando regressaram depois de uma temporada de viagens apostólicas, “voltaram para junto de Jesus e contaram-lhe o que haviam feito e ensinado... Ele lhes disse: ‘Vinde à parte, para algum lugar deserto, e descansai um pouco’’’. Porque eram muitos os que iam e vinham e nem tinham tempo para comer. Partiram na barca para um lugar solitário, à parte”. (Mc 6, 30-32).

Não pensemos que Deus seja alheio ao nosso cansaço. Deus quer que descansemos, que saibamos deixar parte das nossas atividades normais e consigamos planejar o nosso descanso, de tal modo que permaneçamos com Ele. 

O descanso não é uma espécie de concessão à preguiça. O descanso é parte integrante da missão que Deus espera de nós. Temos a gozosa obrigação de descansar. Deus quer que que descansemos bem. Há estudantes que encaram desta forma o descanso: “durante as férias, não vou pegar um livro, vou dormir sem parar, e só vou levantar por esgotamento...” E quantos estudantes não recomeçam as aulas com a impressão de estar até mais cansados do que quando iniciaram as férias.

Descansar não é não fazer nada, não ter nenhuma disciplina de horário de compromisso. Mas então como descansar? 

Há uma observação de São Josemaria em seu livro Sulco: "Sempre entendi o descanso como um afastar-se do acontecer diário, nunca como dias de ócio. Descanso significa represar: acumular forças, ideias, planos... Em poucas palavras: mudar de ocupação, para voltar depois - com novos brios - aos afazeres habituais."

Encontramos dois elementos do descanso: mudar e represar.

Descansaremos bem se mudarmos de ambiente, de ritmo, de atividades, de atitude e, se possível, de lugar. Há quem não descanse embora viaje para lugares distantes e interessantes. 

Descansa realizar atividades diferentes das habituais. O descanso está precisamente nesta mudança de foco de interesse. O estudante deixa o estudo, as fórmulas, os artigos de lei, os relatórios, etc., que acompanham a rotina diária. 

Devemos fazer esporte, se somos sedentários. Podemos ler obras literárias, se seguimos carreiras técnicas. Para isso, fazer planos, traçar objetivos. Se não planejarmos, teremos umas férias inúteis e aborrecidas.

Descansar também significa represar. Represar ideias, refletir. Aprender a olhar com perspectiva as nossas atividades no ano que termina. 

Uma forma de conseguir isso é dedicar um tempo para fazer algumas boas leituras. Nestes meses, todos nós deveríamos ter à mão algum livro interessante. Um romance histórico, uma biografia, um livro de ficção, etc.

Mas para isso é preciso procurar boa literatura. Pedir conselho sobre o que vale a pena conhecer. 

Há autores clássicos que superam o seu tempo: passam as gerações e continuam sendo atuais: sobressaem pela correção literária e pelo conteúdo enriquecedor.

Também podemos encontrar tempo para algumas leituras de formação cristã: encontrar nas palavras do Evangelho as respostas de Deus para as nossas necessidades ou a manifestação da sua vontade em relação à nossa vida.

Quem já fez a experiência de ler um trecho por dia comprovou que a leitura do Evangelho nunca se esgota, e sempre nos diz algo de novo que tem uma ressonância pessoal.

Enfim, ficam aí umas sugestões para as nossas férias: aprender a descansar sem perder a união com Deus: ”Vinde à parte, para algum lugar deserto, e descansai um pouco’’.