Dom Carlos Lema fala sobre a educação no contexto do sínodo arquidiocesano

A A
Bispo Auxiliar foi entrevistado durante a 15a ExpoCatólica, encerrada na segunda-feira, 30
Publicado em: 08/07/2022 - 19:15
Créditos: Redação

Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Vigário Episcopal para Educação e Universidade, esteve no estande da Arquidiocese na ExpoCatólica, no Expo Center Norte, no dia 30 de maio e concedeu uma entrevista a rádio 9 de Julho.

Em específico ao Vicariato no contexto do sínodo arquidiocesano, o Bispo afirmou que foi feita uma pesquisa on-line, com mais de 20 mil pessoas, entre alunos professores e responsáveis das escolas, sobre como aluno vê a escola; o que tem aprendido durante as aulas de ensino religioso; se frequentava a Igreja; qual é o perfil religioso dos professores; por que que os pais escolheram essa escola, se foi pela proximidade com a casa por questão financeira ou porque é uma escola que tem uma formação católica.

De acordo com Dom Carlos, das 77 escolas católicas de ensino básico, 59 responderam ao questionário, fazendo depois uma avaliação desses dados. “Nós devolvemos as informações e fizemos duas assembleias reunindo os representantes das escolas para apresentar o perfil das pesquisas e fazer uma proposta em cinco temas sobre ensino religioso, a identidade da escola católica, a participação da família e a seleção de professores. Então foram encaminhadas à comissão geral do sínodo”, detalhou.

“Com o Vicariato para a Educação e a Universidade, a Arquidiocese está mostrando que dá muita importância as escolas católicas como parte não desprezível da evangelização da nossa cidade. Nós temos escolas católicas e elas têm que colaborar com esta missão da Igreja como um todo”, completou.

O Vigário Episcopal para Educação e Universidade mencionou duas realizações concretas a partir do sínodo: um curso de formação de professores de ensino religioso, iniciado em março, em parceria entre a Faculdade de Teologia da PUC-SP; assim como um programa para as aulas de ensino religioso. “Sendo assim, aproveitou-se da pandemia para unir uma equipe multidisciplinar que entregou esse currículo a todas as escolas, desde o primeiro ao 9º ano fundamental”, explicou.

Dom Carlos constatou que o sínodo arquidiocesano tem mostrado que todos são responsáveis pela Igreja, não só os bispos: “Sínodo quer dizer: todo batizado é responsável pela Igreja. Todos somos discípulos missionários, todos temos que colocar nossa parcela pela Igreja”.