‘Ser Cristão é estar com Jesus e segui-lo, como o Pastor que cuida de suas ovelhas’

A A
Disse o Cardeal Scherer, na manha desta terça-feira, 5, na celebração Eucarística na capela de sua residência
Publicado em: 05/05/2020 - 17:45
Créditos: Redação

Na manhã desta terça-feira, 5, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, presidiu na capela de sua residência, transmitida pelo Facebook da Arquidiocese e pela rádio 9 de Julho.

Na Homilia, Dom Odilo, recordou a continuidade do Evangelho do Bom Pastor no capítulo 10 de São João. Neste trecho, Jesus está no templo de Jerusalém e o tema do Pastor é retomado, pois muitos questionam se Jesus é realmente o Messias, enviado por Deus. Em sua resposta, Jesus afirma que eles não acreditam, porque não são suas ovelhas. Elas conhecem a voz do Pastor.

O Cardeal explicou que essa passagem resume a questão central do Pastor, que conhece as suas ovelhas e elas o conhecem, seguem a sua voz e o seguem: “Ser Cristão é estar com Jesus e segui-lo, como o Pastor que cuida de suas ovelhas e elas o seguem. Ser cristão, portanto, é um estar, ouvir e conhecer a Jesus e deixar ser por Ele conhecido e conduzido”.

PASTOR DA HUMANIDADE

O Arcebispo de São Paulo recordou a relação de unidade entre Jesus e o Pai que enviou seu Filho com a missão de cuidar das suas ovelhas. “Mais adiante, nesse mesmo trecho, Jesus vai mais fundo na questão, dizendo que ninguém vai arrebatar as ovelhas que são dele e ninguém vai tirá-las de suas mãos. Essas ovelhas, na verdade, são do Pai e aqui entra o pensamento da dimensão universal da salvação: Deus salvador, envia seu filho para cuidar daqueles que são de Deus, cuidar da humanidade. Jesus é o Pastor de toda humanidade.”

Dom Odilo, também destacou a observação feita pelo evangelista São João sobre as condições climáticas do acontecimento, que têm um grande significado: “Estava frio e este inverno diz muita coisa para nós. Justamente, estar com Jesus aquece o coração. Estar com Ele garante não perecer de frio. O frio, nesse caso, é o distanciamento de Deus, é a solidão de quem não está com o Pastor, é a solidão de quem caminha sozinho.”

IGREJA MISSIONÁRIA

O Cardeal Scherer concluiu sua reflexão recordando Barnabé, figura central na primeira leitura. Ele lembrou que os cristãos estavam dispersos naquele momento, devido a grandes perseguições, mas mesmo assim o Evangelho era anunciado a todos que desejam ouvir as Graças de Deus.

“Aqui aparece a dimensão missionária da Igreja em seu princípio, pois a perseguição leva a Igreja a ser mais missionária. Quem disse que a perseguição acaba com a Igreja? Quem disse que o martírio acaba com a Igreja? Pelo contrário, fortalece ainda mais, pois a perseguição faz com o que o Evangelho seja levado mais adiante, não só pelos apóstolos, mas também pelos leigos e leigas”, concluiu.