Biografia

A A

Dom Rogério Augusto das Neves

Bispo Auxiliar de São Paulo
Bispo Titular Lares
Vigário Episcopal da Região Sé

Lema: DOMINUS PASCIT ME 

BIOGRAFIA

Nascimento: 30 de dezembro de 1966
Local: São José dos Campos - SP
Ordenação Presbiteral: 3 de julho de 1999 - São José dos Campos - SP
Ordenação Episcopal: 1 de maio de 2022 - Paróquia Nossa Senhora da Soledade, em São José dos Campos, por Dom Odilo Pedro Cardeal Scherer

Segundo de quatro filhos do casal Orlando Fernandes das Neves e Helena Augusto das Neves, um operário e uma mãe do lar, ambos de origem rural.

Realizou os estudos primários e secundários em São José dos Campos, fez curso profissionalizante no Senai, e trabalhou por dez anos na General Motors do Brasil, em São José dos Campos. Obteve o título de bacharel em Direito pelas Faculdades Integradas de São José dos Campos.

Em 1992, ingressou no Seminário diocesano cumprindo os estudos de Filosofia no Instituto de Filosofia Santa Teresinha, em São José dos Campos, e os de Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté. Obteve depois da ordenação sacerdotal o título de mestre em Direito Canônico no Instituto de Direito Canônico "Pe. Dr. Giuseppe Benito Pegoraro", de São Paulo, e de doutor na Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma.

Foi ordenado Diácono no dia 01.08.1998 e, presbítero, em 03.07.1999. Foi assessor diocesano da Comissão Sócio Política e da Campanha da Fraternidade e também representou a diocese nas tratativas junto a uma ocupação de trabalhadores sem terra (MST) na chamada Fazenda Santa Rita, em São José dos Campos.

Exerceu os ofícios de vigário paroquial na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na paróquia São José e na paróquia Coração de Jesus; foi pároco na paróquia São Benedito e na paróquia São João Bosco; reitor do Seminário de Filosofia, no Instituto de Filosofia Santa Teresinha, em S.José dos Campos, e posteriormente na Residência Pe. Rodolfo Komórek, em Taubaté, membro do Conselho de presbíteros e do Colégio de Consultores, defensor do vínculo, e posteriormente juiz e vigário judicial adjunto no Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Aparecida; Vigário Judicial para aforamento canônico na diocese de S.José dos Campos, Promotor de Justiça no Tribunal diocesano para um suposto milagre do Venerável Pe. Rodolfo Komorek, Juiz no Tribunal Diocesano para investigar a fama da santidade e martírio do Servo de Deus, Franz de Castro Holzwarth, Promotor de justiça para a sessão de exumação da serva de Deus, Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico; professor de Direito Canônico na Faculdade de Teologia Paulo VI, em Mogi das Cruzes, na Faculdade Católica de S. José dos Campos, na Faculdade Dehoniana, em Taubaté, no Centro Universitário Salesiano Pio XI, em São Paulo, na Faculdade São Bento, em São Paulo e no Instituto Superior de Direito Canônico Santa Catarina, em Florianópolis, assistente eclesiástico na União dos Juristas Católicos de S.José dos Campos, presidente da Pastoral Judiciária da diocese de S.José dos Campos e diretor espiritual do Grupo de Reflexão "Filhos no Céu". Desde 2015 é pároco da Paróquia Nossa Senhora da Soledade, em São José dos Campos.

Tese doutoral: "O munus docendi do pároco e suas consequências no sacramento da confissão, Universidade Lateranense. Publicação: Vademecum para os párocos: coletânea do Código de Direito Canônico e outras citações referentes ao ofício do pároco, edições CNBB, 2019.

Foi nomeado pelo Papa Francisco Bispo Titular de Lares e Auxiliar de São Paulo em 3 de março de 2022, recebendo a ordenação episcopal em 1 de maio do mesmo ano, na Paróquia Nossa Senhora da Soledade, em São José dos Campos. 

 

BRASÃO E LEMA

Lema
DOMINUS PASCIT ME