Um coração adúltero não pode ser escutado por Deus

A A
12/05/2017 - 17:00

O nosso caminho na meditação da oração se faz sempre mais belo, exigente, e nos obriga a ver se a nossa vida é uma vida de coerência, se somos pessoas de fé, se tratamos Deus como deve ser tratado, com amor e respeito. Ou se fazemos de Deus um banco aonde vamos só para pedir o que mais queremos, seja bom ou mal, e exigimos que Ele nos dê. Usar Deus pelo nosso capricho é um pecado grave.

O nosso coração é adúltero quando pede coisas que não são segundo o desejo de Deus, como, por exemplo, rezar pela morte de um inimigo, ou para que Deus assista um ladrão para que roube, ou para matar uma pessoa. Ou para que possa vender muitas drogas sem ser descoberto pela polícia etc. Como Deus pode atender a esses pedidos?

“Não possuís porque não pedis. Pedis, mas não recebeis, porque pedis mal, com o fim de gastardes nos vossos prazeres’ (Tg 4, 2-3). Se pedimos com um coração dividido, ‘adúltero’ Deus não nos pode ouvir, porque deseja nosso bem, nossa vida. ‘Ou julgais que é em vão que a Escritura diz: Ele reclama com ciúme o espírito que pôs dentro de nós?’ (Tg 4, 5) Nosso Deus é ‘ciumento’ de nós, o que é o sinal da verdade de Seu amor. Entremos no desejo de Seu Espírito e seremos ouvidos: Não te aflijas se não recebes imediatamente  de Deus o que Lhe pedes, pois Ele quer fazer-te um bem ainda maior por tua perseverança em permanecer com Ele na oração. Ele quer que nosso desejo seja provado na oração. Assim Ele nos prepara para receber aquilo que Ele está pronto a nos dar” (CIC 2737).

Devemos ser atentos à nossa oração. Antes de pedir, nos perguntarmos: o que peço é um bem diante de Deus e Sua Palavra? Faz bem para mim e para os outros? Seja sincero na resposta e saiba atender com confiança e perseverança. Se é bom, não tenha dúvida, Deus vai atender sempre.

Frei Patrício Sciadini, OCD

Fonte: Edição 1349, da Revista Mensageiro do Coração de Jesus, de abril de 2017, p. 4.