Papa Francisco: ‘Precisamos respirar a verdade das histórias boas’

A A
03/02/2020 - 16:30

Papa Francisco: ‘Precisamos respirar a verdade das histórias boas’

Na mensagem para o 54° Dia Mundial das Comunicações Sociais, Pontífice destacou o tema da narração

Foi divulgada, nesta sexta-feira, 24, memória de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, a mensagem do Papa Francisco para o 54° Dia Mundial das Comunicações Sociais, cujo tema é “‘Para que possas contar e fixar na memória’ (Ex 10, 2). A vida faz-se história”.

Instituído por São Paulo VI em 1967, como fruto de uma indicação do Concílio Vaticano II, por meio do Decreto Inter Mirifica, o Dia Mundial das Comunicações Sociais é comemorado na data da Solenidade da Ascenção do Senhor, que, neste ano, será celebrada em 24 de maio.

O Santo Padre dedicou a mensagem deste ano ao tema da narração. Segundo ele, “para não nos perdermos, precisamos respirar a verdade das histórias boas: histórias que edifiquem, e não as que destroem. Histórias que ajudem a reencontrar as raízes e a força para prosseguirmos juntos”.

“Na confusão das vozes e mensagens que nos rodeiam, temos necessidade duma narração humana, que nos fale de nós mesmos e da beleza que nos habita; uma narração que saiba olhar o mundo e os acontecimentos com ternura, conte a nossa participação num tecido vivo, revele o entrançado dos fios pelos quais estamos ligados uns aos outros”, continuou o Pontífice.

Francisco conclui a mensagem com uma oração dirigida à Nossa Senhora, “a uma mulher que teceu a humanidade de Deus no seio e – diz o Evangelho – teceu conjuntamente tudo o que Lhe acontecia”.

“Ouvi as nossas histórias, guardai-as no vosso coração e fazei vossas também as histórias que ninguém quer escutar. Ensinai-nos a reconhecer o fio bom que guia a história. Olhai o cúmulo de nós em que se emaranhou a nossa vida, paralisando a nossa memória”, diz um trecho da oração.

(Com informações de Vatican News)

Fonte: http://www.osaopaulo.org.br/