Carta por ocasião da chegada do «Barco Papa Francisco» a Belém do Pará

A A
24/09/2019 - 11:15

Carta por ocasião da chegada do «Barco Papa Francisco» a Belém do Pará

Igreja como hospital sobre as águas

Por ocasião da chegada a Belém do Pará, a 17 de agosto, do Barco Hospital Papa Francisco, foi divulgada a carta que o Pontífice enviou a quantos apoiam esta atividade médica ao serviço das populações indígenas da Amazônia. Inaugurada em julho e tendo partido do porto de Óbidos — por iniciativa do ordinário local, D. Bernardo Bahlmann, e dos franciscanos da Providência, que gerem o hospital do Rio de Janeiro, visitado pelo Papa em 2013 — a embarcação hospitalar serve as populações fluviais que vivem ao longo de uma extensã0 de 1.000 km do Rio Amazonas.

Queridos irmãos e irmãs!

É com grande satisfação que me uno a vocês neste momento de alegria e ação de graças a Deus pela inauguração do Barco Hospital Papa Francisco que levará a Palavra de Deus e oferecerá acesso a uma saúde melhor para as populações mais carentes, sobretudo os povos indígenas e ribeirinhos, que vivem ao longo de uma extensão de 1.000 quilômetros do Rio Amazonas.

Para além de ser um belo gesto concreto em vista do Sínodo dos Bispos para a Amazônia, que terá lugar no próximo mês de outubro, aqui em Roma, este hospital fluvial é acima de tudo uma resposta ao mandato do Senhor, que continua a enviar os seus discípulos a anunciar o Reino de Deus e a curar os doentes (cf. Lc 9, 2). De fato, Jesus oferece aos homens uma vida em abundância (cf. Jo 10, 10). E promover esta vida — que, na Amazônia, «se reflete em sua abundante biodiversidade e em suas culturas uma vida plena e íntegra, uma vida que canta, um hino à vida, como o canto dos rios» (Sínodo para a Amazônia, Instrumentum laboris, II) — será a missão primordial do Barco Hospital Papa Francisco, em conformidade com aquilo que os povos indígenas amazônicos definem o “bem viver”, ou seja, «viver em harmonia consigo mesmo, com a natureza, com os seres humanos e com o Ser supremo» (ibid., n. 12).

Neste sentido, se a Igreja, como já disse em outras ocasiões, está chamada a ser um «hospital de campo», acolhendo a todos, sem distinções ou condições, com esta iniciativa, Ela se apresenta agora também como um «hospital sobre as águas». E, do mesmo modo como Jesus, ao aparecer caminhando sobre as águas, acalmou a tempestade e fortaleceu a fé dos discípulos (cf. Mt 14, 22-33), este barco levará tanto o conforto espiritual como a calmaria para as agitações dos homens e mulheres carentes, abandonados à própria sorte.

Agradeço a Dom Bernardo Bahlmann, Bispo de Óbidos e aos Franciscanos da Providência por este belo sinal de fé e solidariedade cristã e, ao colocar os médicos, voluntários, benfeitores e sobretudo as pessoas que serão atendidas pelo Barco Hospital aos pés de Nossa Senhora de Nazaré, a todos de coração envio a Bênção Apostólica, pedindo também que, por favor, não deixeis de rezar por mim e pelos bons frutos do próximo Sínodo para a Amazônia.

Vaticano, 10 de agosto de 2019.

FRANCISCO

(Fonte: edição 034, do jornal “L’osservatore Romano”, de 20 de agosto de 2019, pp. 1 e 2)