O que já percorremos e o que ainda percorreremos no caminho sinodal

A A
20/09/2019 - 15:45

O que já percorremos e o que ainda percorreremos no caminho sinodal

Na solenidade de Corpus Christi, em 15 de junho de 2017, o nosso Arcebispo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, anunciou e convocou solenemente o sínodo arquidiocesano de São Paulo. Iniciou-se, assim, a etapa preliminar destinada à ampla difusão e motivação do povo de Deus em São Paulo sobre a celebração do sínodo arquidiocesano. Foi uma etapa de preparação para os trabalhos a serem realizados pelo sínodo. Houve a criação e provisão da Comissão de Coordenação Geral do sínodo arquidiocesano de São Paulo; a elaboração do Regulamento Geral do sínodo e o encaminhamento para a realização da sua primeira etapa nas paróquias.

Em 24 de fevereiro de 2018, foi celebrada a abertura do sínodo arquidiocesano, no Colégio São Luís, com a presença ampla de leigos, dos bispos auxiliares, vigários episcopais, vigários-gerais adjuntos, superiores provinciais de comunidades religiosas, padres e diáconos que desempenham suas missões na Arquidiocese. Iniciou-se, assim, o primeiro ano do sínodo (2018), com a realização de sua etapa nas paróquias destinada à reflexão e tomada de consciência sobre a realidade religiosa, pastoral e missionária da Arquidiocese, a partir de suas “bases”, nas comunidades e organizações pastorais do âmbito paroquial e dos vicariatos ambientais. Nessa etapa, as paróquias formaram os seus grupos sinodais e realizaram sete encontros com o propósito de ver e refletir sobre a realidade religiosa e pastoral no lugar em que se encontram. No fim dessa etapa, houve as assembleias paroquiais do sínodo, cujos resultados foram encaminhados para as comissões regionais de coordenação do sínodo. Nesta fase, foi feita a pesquisa de campo em todas as paróquias da Arquidiocese e os párocos colaboraram com a realização do levantamento paroquial, que resultou no conjunto das “Pesquisas sobre a vida e a ação pastoral da Arquidiocese de São Paulo” (publicação da Arquidiocese de São Paulo/PUC-SP).

Em 2019, o caminho sinodal passou para o âmbito das regiões episcopais e dos vicariatos ambientais da Arquidiocese de São Paulo, para ver, refletir e discernir sobre a vida e a missão da Igreja nas regiões e vicariatos, a partir dos relatórios paroquiais e das realidades ambientais. Levando em conta, também, as realidades eclesiais supraparoquiais, como as pastorais, associações, movimentos e novas comunidades. O objetivo é o de elencar os avanços e os desafios pastorais e missionários e propor caminhos organizativos para a realização do processo de conversão pastoral e renovação missionária da Arquidiocese. Para isso, as regiões e os vicariatos ambientais estão celebrando suas assembleias sinodais em quatro sessões a serem concluídas até novembro deste ano. As conclusões das respectivas assembleias serão encaminhadas à Comissão de Coordenação Geral do sínodo arquidiocesano para que se torne o instrumento de trabalho para a preparação da assembleia sinodal arquidiocesana a ser realizada durante o ano de 2020.

Olhando e sentindo todo esse “caminho”, constatamos que todos, gradativamente, estão se envolvendo e se propondo a realizar o “caminho de comunhão, conversão e renovação missionária” na Igreja em São Paulo.

Pe. José Arnaldo Juliano dos Santos - Teólogo-Perito do Sínodo Arquidiocesano