Momento propício: paróquias, avancem no caminho sinodal arquidiocesano!

A A
30/07/2019 - 14:15

Momento propício: paróquias, avancem no caminho sinodal arquidiocesano!

O trabalho do segundo ano do nosso sínodo arquidiocesano está concentrado nas assembleias sinodais das regiões episcopais e nos vicariatos ambientais, que, neste mês de julho, já estão celebrando a segunda sessão.

Mas também as paróquias, com todas as suas realidades e expressões, não devem ficar à margem do caminho sinodal arquidiocesano. Pelo contrário, devem avançar nesse caminho, motivadas pelo tema e lema do sínodo e pelas realidades já percebidas sobre a situação pastoral e religiosa das paróquias e comunidades durante o primeiro ano do sínodo.

Para este fim, o nosso Arcebispo, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, escreveu uma “Carta Pastoral” (6/1/2019), na qual conclama todas as paróquias e comunidades a prosseguirem e aprofundarem o caminho sinodal acolhendo e realizando as seguintes ações: 

1) Promover uma assembleia paroquial ampliada para conhecer melhor e divulgar os dados do levantamento paroquial e da pesquisa de campo, de 2018, sobre a atuação religiosa e pastoral da paróquia e da Arquidiocese;
2) Conhecer, divulgar e realizar a história da própria paróquia ou comunidades e de suas realidades eclesiais e pastorais;
3) Conhecer e divulgar o título da paróquia (por exemplo Sagrado Coração de Jesus, Natividade do Senhor ...), ou o Santo Padroeiro (ex. Santo Antônio, São José ...), para perceber melhor a identidade, o carisma e a missão de cada paróquia; e
4) Preparar e realizar o “mês missionário extraordinário”, em outubro de 2019, em atenção ao pedido e às orientações do Papa Francisco.

A conclamação, enfim, é a de que as paróquias avancem no caminho sinodal arquidiocesano, pois este é o “momento propício”, no qual cada comunidade é chamada a crescer em consciência sobre a sua própria história, sobre o seu carisma e a sua missão, para que se torne cada vez mais uma “Igreja em saída”, indo ao encontro daqueles que vivem distantes da fé, indo ao encontro dos pobres em todas as suas necessidades e, assim, viver intensamente a “experiência missionária” do mês de outubro missionário extraordinário.

Já iniciamos o segundo semestre do ano de 2019.   
1) Como nossa paróquia ou comunidade está avançando no caminho sinodal arquidiocesano, segundo a conclamação do nosso Arcebispo em sua “Carta Pastoral”?
2) Como estamos envolvendo toda a comunidade paroquial no caminho sinodal da Arquidiocese, aproveitando toda a riqueza que este caminho propõe e, agora, tendo também à frente o “Mês Vocacional” (agosto) com o lema: “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos” (Sl 25,4); o “Mês da Bíblia” (setembro), com o tema: “Para que n’Ele nossos povos tenham vida – Primeira Carta de S. João”; e o “Mês Missionário Extraordinário” (outubro), com o tema: “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”.
Portanto, são tantas as motivações para que as nossas paróquias avancem no caminho sinodal arquidiocesano e, agora, mais ainda, com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil: 2019-2023, cujo foco são as comunidades eclesiais missionárias.
O momento é propício. Avancemos para águas mais profundas. Caminhemos juntos, em sínodo, crescendo em “comunhão, conversão e renovação pastoral e missionária”.

Padre José Arnaldo Juliano dos Santos é Teólogo-Perito do sínodo arquidiocesano