Contemplar e refletir a beleza da missão para uma saída evangelizadora na cidade

A A
20/09/2019 - 14:15

Contemplar e refletir a beleza da missão para uma saída evangelizadora na cidade

As regiões episcopais e os vicariatos ambientais da Arquidiocese de São Paulo já estão celebrando a 3ª sessão de suas assembleias sinodais (agosto e setembro), e caminhando para a etapa conclusiva do segundo ano do sínodo arquidiocesano, com a 4ª sessão (outubro e novembro), em que concluirão os seus trabalhos e enviarão, para a Comissão de Coordenação Geral do sínodo, os relatórios sobre o caminho sinodal percorrido neste ano, juntamente com suas propostas sobre rumos pastorais e organizativos para realizar o caminho de comunhão, conversão e renovação missionária na Arquidiocese de São Paulo.

Assim, estamos nos aproximando do momento solene do terceiro ano do sínodo (2020), durante o qual será celebrada a Assembleia Sinodal da Arquidiocese de São Paulo.

Caminho percorrido e caminho a ser percorrido na “escuta do que o Espírito Santo está dizendo à Igreja em São Paulo”, que é o momento oportuno de graça para uma profunda contemplação e reflexão sobre a beleza da missão, a fim de que a porção do Povo de Deus em São Paulo assuma com vigor a missão de evangelizar em todos os âmbitos da cidade e de sua cultura.

Temos a consciência eclesial de que a prioridade é a evangelização: de que a grande urgência é a de anunciar e testemunhar o Evangelho a todas as pessoas do nosso tempo, pois elas estão feridas pelo desrespeito à vida, pela violência, exclusão e marginalização. Temos a consciência de que a Igreja, por meio de sua ação missionária, deve contribuir para que o “mundo novo” inaugurado por Jesus Cristo possa desabrochar e se consolidar no meio das realidades do tempo presente, sobretudo, no bojo da cultura urbana. “Este é o maior serviço que a Igreja pode oferecer a todos” (cf. Rm 2), a partir de sua renovação missionária e conversão pastoral: seus membros, sua pastoral e suas estruturas a serviço da Vida plena trazida por Cristo.

Com essa consciência eclesial, contemplamos a “beleza da missão” quando todo o povo de Deus se une para anunciar que o Reino de Deus já está no meio de nós (cf. Lc 17,21), multiplicando gestos concretos que manifestam a ação misericordiosa de Deus por meio do amor, da caridade, da solidariedade, da acolhida e da inclusão de todos como irmãos e irmãs. A “beleza da missão” é sentida e manifestada na medida em que vivemos profundamente a vida cristã na simplicidade das nossas comunidades paroquiais, pois nelas acolhemos os que são atraídos por Cristo, nelas crescemos como discípulos e discípulas de Jesus nutridos pelo Pão da Palavra de Deus, pela Eucaristia, pela oração comunitária, pelos laços afetivos e efetivos da fraternidade, e delas saímos em missão ao encontro de todos os que necessitam da “Alegria do Evangelho”.

A “beleza da missão” é o sentido fundamental de todo o caminho sinodal arquidiocesano de São Paulo. Para que a Igreja em São Paulo reluza nesta “beleza” é que assumimos o compromisso de realizar o “caminho de comunhão, conversão e renovação missionária e pastoral”.

Pe. José Arnaldo Juliano dos Santos, Teólogo-Perito do Sínodo Arquidiocesano