Acolher os apelos de Deus à nossa Igreja em São Paulo!

A A
09/08/2019 - 14:00

Acolher os apelos de Deus à nossa Igreja em São Paulo!

O sínodo arquidiocesano é o momento propício de uma nova tomada de consciência sobre a vida e a missão da Igreja em São Paulo e sobre o modo como essa missão está acontecendo.

Nesse sentido, o primeiro ano do sínodo arquidiocesano de São Paulo (2018) foi marcado por um grande esforço para verificar a real situação religiosa e pastoral da Arquidiocese, a partir das paróquias e de suas comunidades. O objetivo foi conhecer mais atentamente, com objetividade, como estamos, um “olhar-se no espelho”, sem medo de encarar a realidade, buscando perceber os apelos de Deus à nossa Igreja por meio das pessoas ouvidas, da linguagem dos fatos e das realidades onde a Igreja está inserida em São Paulo.

Entre as iniciativas para alcançar esses objetivos, realizaram-se duas pesquisas: 1) Pesquisa de campo, nas 295 paróquias territoriais da Arquidiocese, sobre a situação religiosa e pastoral de cada paróquia e da Arquidiocese como um todo; 2) Levantamento sobre a vida paroquial e sua ação evangelizadora e pastoral.

Essas duas pesquisas forneceram significativas informações sobre o “estado das coisas” no que se refere à situação religiosa do povo de São Paulo, às relações da Igreja com o povo e vice-versa, às lacunas e desafios mais urgentes, que demandam “conversão missionária”; esses dados referem-se, também, à eficácia das novas formas de evangelização, às expectativas do povo em relação à Igreja e sua missão e à evolução, na linha do tempo, das demandas religiosas do povo e de outros aspectos da realidade eclesial de São Paulo.

Agora, já estamos na metade do segundo ano do sínodo arquidiocesano, rumo à terceira sessão das assembleias sinodais nas regiões episcopais e nos vicariatos ambientais. É o momento de nos debruçarmos sobre a “linguagem da realidade” obtida pelas pesquisas de campo sobre a situação religiosa e pastoral da Arquidiocese e sobre a vida e a ação pastoral nas paróquias, para podermos interpretá-la corretamente. É o momento de “discernirmos”, à luz da Palavra de Deus e dos ensinamentos do Magistério da Igreja, sobre o modo como a missão da Igreja está acontecendo na cidade de São Paulo. É o momento de acolher os apelos de Deus à vida e à missão da Igreja nesta cidade. 

Para esse empenho, cabe-nos:
1) Estudar, refletir, discernir, sobre os dados objetivos da pesquisa de campo e do levantamento paroquial;
2) Diante desses dados, buscar perceber os aspectos positivos que eles revelam;
3) Por outro lado, perguntar sobre as lacunas, desafios e interpelações missionárias e pastorais que são ditas pela “linguagem da realidade” obtida pela pesquisa de campo e pelo levantamento paroquial.

A “conversão e a renovação missionária” da nossa Igreja em São Paulo, propósito do sínodo, exige de nós uma percepção adequada da realidade da nossa Igreja, em cada uma de suas expressões e ações. Para isso, pensemos na missão que temos, como Igreja, nesta vasta cidade de São Paulo, e busquemos “caminhos” para que esta se realize segundo o “que o Espírito Santo diz à Igreja em São Paulo”.

Padre José Arnaldo Juliano dos Santos - Teólogo-Perito do Sínodo Arquidiocesano