No caminho sinodal da Arquidiocese de São Paulo em 2019

A A
15/04/2019 - 12:00

No caminho sinodal da Arquidiocese de São Paulo em 2019

O caminho sinodal arquidiocesano de São Paulo, no seu segundo ano, tem como meta a realização das assembleias sinodais nas regiões episcopais e nos vicariatos ambientais, bem como o seu prosseguimento nas paróquias e suas comunidades.

Os documentos que temos em mãos e que são instrumentos de trabalho para a realização do segundo ano do sínodo arquidiocesano, são os seguintes:

1) A Carta Pastoral “Sínodo Arquidiocesano de São Paulo, 2018-2020”, do nosso Cardeal Odilo Pedro Scherer. Ela é direcionada às paróquias e suas comunidades e as conclama a prosseguir e aprofundar o caminho sinodal, em 2019, com a realização de uma assembleia paroquial ampliada, com o envolvimento da comunidade para conhecer melhor a história da própria paróquia, desde as origens até os dias atuais, para conhecer melhor os santos padroeiros e os títulos das paróquias, a fim de que o povo de cada paróquia descubra e valorize mais este “tesouro” e a realização do “Outubro Missionário Extraordinário”, a pedido do Papa Francisco.

2) O “Instrumento de trabalho para as assembleias sinodais nas regiões episcopais – 2019”, elaborado pela Comissão de Coordenação Geral do sínodo arquidiocesano. Nesse subsídio, encontram-se as orientações para os encaminhamentos prévios a serem feitos pelas Coordenações Regionais do sínodo, em vista das quatro sessões das assembleias sinodais em cada região episcopal. Neles, temos o regulamento do segundo ano do sínodo e os roteiros para as assembleias sinodais das regiões episcopais.

3) As “Pesquisas sobre a vida e a ação pastoral da Arquidiocese de São Paulo”, edição elaborada pela Arquidiocese de São Paulo/PUC-SP. Nelas temos: a) a publicação dos resultados da Pesquisa sobre a realidade religiosa e pastoral da Arquidiocese, realizada no primeiro ano do sínodo, nas paróquias, por pesquisadores orientados pela PUC-SP, com a aplicação de um questionário elaborado pela Comissão de Coordenação Geral do sínodo arquidiocesano; b) os resultados do Levantamento paroquial: os párocos, com o auxílio das secretárias paroquiais e de agentes de pastoral, responderam ao questionário elaborado pela Comissão de Coordenação Geral do sínodo. Esse levantamento teve a abrangência dos últimos dez anos das atividades e dos livros paroquiais, e foi realizado em 291 paróquias.

Como podemos constatar, temos uma riqueza em mãos, fruto do primeiro ano do caminho sinodal da Arquidiocese de São Paulo. A esses documentos acrescentamos todos os relatórios vindos das assembleias sinodais paroquiais realizadas no fim de 2018 e que contemplaram os relatórios dos grupos sinodais formados nas paróquias e que fizeram oito encontros e refletiram sobre a vida e missão da comunidade paroquial.

Assim, tudo isso, nas assembleias sinodais das regiões episcopais, será objeto de uma “escuta” profunda, de um “ver” alongado, da elaboração de um “diagnóstico” detalhado, do “discernimento” à luz do Evangelho de Cristo e do Magistério da Igreja, a fim de que, com a humilde “escuta àquilo que o Espírito diz à Igreja hoje”, possamos realizar um “caminho de comunhão, conversão e renovação missionária” de toda a nossa Arquidiocese de São Paulo.

Padre José Arnaldo Juliano dos Santos é Teólogo-Perito do sínodo arquidiocesano