
A primeira comunidade coreana no Brasil surgiu na cidade de São Paulo, no dia 9 de maio de 1965, com a presença de 44 membros na Igreja São Gonçalo, no centro.
A Paróquia Pessoal Coreana Nossa Senhora Rainha foi criada em 1972, tendo sua sede em vários bairros de São Paulo. Em 1990, começou a ser construída a atual matriz, que recebeu o título do mártir coreano, sendo inaugurada e dedicada em 2004, pelo Cardeal Cláudio Hummes, então Arcebispo Metropolitano.
A nave principal da matriz tem a capacidade para 600 pessoas sentadas, e para missas menores há uma capela para até 40 participantes. NO complexo, há a residência dos padres, um convento para religiosas, escola infantil, escola de língua coreana (utilizado junto com a escola dominical), teatro, salão de festa, biblioteca, sala de música, salão de jovens, área esportiva e estacionamento.
A Paróquia Pessoal Coreana faz parte das paróquias pessoais pois, conforme explica artigo 518 do Código de Direito Canônico, é “conveniente, que se constituam paróquias pessoais, em razão de rito, língua, nacionalidade dos fiéis de um território, e também por outra razão determinada”. Assim, ela não tem um caráter territorial, como a maioria das paróquias da Arquidiocese de São Paulo, mas, sim, de reunir os cerca de 4,5 mil fiéis coreanos e descendentes que vivem em São Paulo, além de comunidades em Campinas (SP), Curitiba e Ponta Grossa (PR) e Belo Horizonte (MG). Atualmente, a comunidade paroquial é atendida por sacerdotes e religiosos missionários vindos da Coreia.
A Paróquia Pessoa Coreana reúne cerca de 4,5 mil fiéis coreanos e descendentes que vivem em São Paulo, além de comunidades em Campinas (SP), Curitiba e Ponta Grossa (PR) e Belo Horizonte (MG). Atualmente, a comunidade paroquial é atendida por sacerdotes e religiosos missionários vindos da Coreia.
Pároco: Padre Pius Choi Sangsoon
Vigário Paroquial: Padre Youseph Kang
Vigário Paroquial: Padre Youngho Noh
Missas
Em Coreano
Segundas-feira: 7h
Terça-feira: 19h
De quarta-feira a sábado: 7h - 19h
Domingos: 7h - 9h -10h30.
Em Português
Sábado: 19h (nave principal)
Domingo: 10h (capela)