‘Viver a Quaresma é saborear o difícil itinerário da passagem da morte para a vida’

A A
<p>“Viver a Quaresma é saborear o difícil itinerário da passagem da morte para a vida."</p>
Publicado em: 03/03/2015 - 08:00
Créditos: Edição nº 3040 do Jornal O SÃO PAULO – página 18

Os coordenadores paroquiais dos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão da Região Episcopal Sé participaram da primeira reunião de 2015 na manhã do sábado, 21 de fevereiro, na Paróquia Santa Generosa, no bairro do Paraíso.

O encontro também contou a presença de Dom Eduardo Vieira dos Santos, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Sé, que saudou os ministros no início de sua missão assumida recentemente.

Padre Helmo César Faccioli, coordenador regional dos Ministros, refletiu sobre o tema “Vivendo a Quaresma como itinerário pascal”, a partir do subsídio elaborado pelo professor Eurivaldo Silva Ferreira, Mestre em Teologia pela PUC-SP, com concentração em Liturgia.

“Viver a Quaresma é saborear o difícil itinerário da passagem da morte para a vida. Sabemos que passamos da morte à vida se amamos os irmãos, diz São João em sua primeira carta. Sobretudo, devemos lembrar que somos discípulos de Jesus, que superou o fracasso humano da cruz com um amor que vence a morte, e que, de nossa parte, o jejum e a caridade, traduzidos na solidariedade fraterna em favor do outro, do mundo, do planeta e do cosmos, nos colocam nesse mesmo patamar de Jesus, que, intensificando seu desejo de amar até o fim, passou pelo mal, vencendo-o”, ressalta o subsídio.

Os coordenadores dos Ministros têm a missão de multiplicar as reflexões do tema da reunião com seus grupos paroquiais. Atualmente, a Região Sé conta com 1.687 ministros extraordinários da Sagrada Comunhão.

Fernando Geronazzo