Vigília da Unidade emociona centenas de fiéis

A A
Evento reuniu jovens, paroquianos e pessoas de diversas igrejas cristãs
Publicado em: 11/06/2015 - 13:45
Créditos: Paróquia São Luiz Gonzaga

Arquivo da Paróquia

Um momento de profundidade e união com o Senhor. Assim se descreve a Vigília da Unidade, organizada pelo Centro de Juventude Anchietanum, Paróquia São Luís e Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), A celebração aconteceu no último dia 30 de maio, às 19h30 horas, na Igreja São Luís Gonzaga, na Avenida Paulista, apresentando uma forma de rezar envolvida por cantos e silêncio.

Centenas de fiéis católicos e de outras religiões, sentiram-se acolhidos e envolvidos em cânticos que expressavam o louvor divino, confirmando a palavra de Cristo, aberta a todos os povos, inclusive às minorias perseguidas. “Foi a primeira experiência que eu tive numa vigília desse tipo, foi muito gratificante. Aí eu me senti na companhia de Deus”, disse o militar Tiago Joaquim.

Para a funcionária pública Vanessa Ortiz, que visitou a paróquia pela primeira vez, o evento foi muito tocante e emocionante. Ela descreveu o que sentiu ao ouvir o coral e a orquestra. “Eu acho que a música deu toda uma profundidade que a gente não está acostumado [a ouvir] em uma cerimônia de todo dia”, explicou.

O advogado Dicler Cardoso narrou seu entusiasmo ao colaborar com a orquestra. “Eu já tinha participado [da Vigília] sem tocar. Mas tocar é bem diferente, porque a gente está contribuindo. No ritmo que eu estou pulsando essa música é o ritmo que a pessoa está rezando. Eu achei que foi bem legal, me senti bastante útil”, contou o rapaz.

A VIGÍLIA DA UNIDADE acontece todos os anos na Paróquia São Luís Gonzaga e é organizada ao estilo das comunidades de Taizé.  Essas comunidades foram fundadas na França por volta de 1940 e tem como característica fundamental a reunião na unidade de pessoas de diferentes denominações religiosas. Taizé germinou um estilo único de música contemplativa que reflete a natureza meditativa da comunidade. A música de Taizé foca frases simples, usualmente linhas dos Salmos ou outro pedaço da Escritura, repetidas e algumas vezes cantadas em cânone. O intuito da repetição é o de ajudar na meditação e na oração.

Mais sobre a música e oração de Taizé pode ser encontrado no site da comunidade.