Vida Consagrada, um bem para toda a Igreja

A A
<p>O Cardeal Scherer, durante a homilia, fez menção à crise de vocações religiosas. “A vida religiosa está em crise”, afirmou Dom Odilo.</p>
Publicado em: 05/02/2015 - 11:15
Créditos: Edição nº 3037 do Jornal O SÃO PAULO – página 24

“Indo e vindo, trevas e luz, tudo é graça, Deus nos conduz”. Assim cantavam os religiosos e religiosas reunidos na Capela da Ordem Terceira de São Francisco para celebrar a Festa da Apresentação de Jesus no Templo e o Dia da Vida Consagrada, enquanto acendiam suas velas e preparavam-se para caminhar em procissão até a Igreja de São Francisco, no centro da capital paulista, no dia 2 de fevereiro, onde participaram da missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo.

Frei Anacleto Luiz Gapisch, um dos religiosos presentes, franciscano há 40 anos, explicou em entrevista para O SÃO PAULO, que a celebração fora organizada pela Conferência dos Religiosos do Brasil, regional São Paulo (CRB-SP), como parte dos eventos que ocorrerão ao longo deste ano, dedicado pela Papa Francisco como o Ano da Vida Consagrada e reuniu freiras, frades, monges, irmãos e irmãs de diversas congregações religiosas presentes na Arquidiocese de São Paulo.

Segundo o frei Anacleto, é a primeira vez, em muitos anos, que os religiosos e religiosas da Arquidiocese se reúnem para um momento de oração com o Arcebispo.

Sobre o Ano da Vida Consagrada, o Frei explicou que a intenção do Papa, ao proclamá-lo, é que todas as congregações religiosas redescubram sua importância e seu carisma. Que a Igreja viva um revigoramento da vida consagrada. Que cada uma das comunidades e congregações religiosas juntem forças, compartilhem seus carismas.

O Cardeal Scherer, durante a homilia, fez menção à crise de vocações religiosas. “A vida religiosa está em crise”, afirmou Dom Odilo. “A Europa, que no passado ofereceu tantos missionários, hoje sofre com a falta de vocações. A vida consagrada é um bem da Igreja. Por isso o Papa, o bispo, se interessam e incentivam a vida consagrada. O que o Papa Francisco quer este ano é que toda a Igreja tome nova consciência do valor e importância da vida consagrada. Deseja também que os religiosos e congregações redescubram sua vocação original”, continuou. 

Segundo Dom Odilo, a essência da vida religiosa consiste em consagrar a vida a Deus e, uma vez consagrado, doar-se a serviço do Reino de Deus. Por meio de suas vidas, os religiosos são convidados a dar testemunho de sua predileção por Deus.

“São tantas as solicitações do mundo. Essas, infelizmente, podem tornar-se um substituto de Deus. Podem tomar no coração dos homens o lugar de Deus. A preferência por Deus dos consagrados é um testemunho de que existe mais, de que é preciso buscar mais”, afirmou Dom Odilo.

“Com seus carismas, os religiosos e religiosas testemunham a luz de Cristo, a caridade de Cristo, o Evangelho de Cristo e o caminho de Cristo em toda a cidade”, concluiu o Cardeal.

A missa foi concelebrada por, Dom João Inácio Miller, bispo de Lorena; Dom Julio Endi Akamine, bispo auxiliar de São Paulo e referencial para a Vida Consagrada na Arquidiocese; o abade Dom Mathias Tolentino Braga, do Mosteiro de São Bento; e Frei Estevão Ottembreind, vice-provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil – que abrange os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Padre Michelino Roberto

Tags