Várias reflexões

A A
REUNIÃO DO CLERO DA REGIÃO SÉ NA PARÓQUIA SÃO PAULO DA CRUZ - CALVÁRIO
Publicado em: 28/06/2021 - 12:45
Créditos: Redação

REUNIÃO DO CLERO DA REGIÃO SÉ

Na manhã de sexta-feira, dia 25/06/2021, na Paróquia São Paulo da Cruz – Calvário, estiveram reunidos para a reunião do Clero Regional, Dom Odilo P. Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, e atual Vigário Episcopal para a Região Sé, Pe. Aparecido Silva, Vigário Adjunto da Região, Pe. José Arnaldo Juliano dos Santos, Coordenador Regional de Pastoral, Padres e Diáconos Permanentes.

Após a oração da Hora Média, conduzida pelo Pe. Norberto Donizetti Brocardo, CP e acolhida dos presentes pelo Pe. Aparecido Silva, Dom Odilo tomou a palavra, apresentando Dom Carlos Lema Garcia como Vigário Episcopal para a Região Sé e também mencionando cada uma das funções e seus respectivos nomeados na região, como Vigário Adjunto, Ecônomo, Coordenador Regional de Pastoral, os membros da Comissão de Presbíteros, da Comissão de Assuntos Econômicos, cada Coordenador dos dez Setores Pastorais da Região Sé, citando cada Paróquia de cada um destes setores, destacando sobre a recém criada Capelania Pessoal Nigeriana Santa Josefina Bakhita, situada no Setor Catedral. Explanou sobre as Pastorais ativas na Região e seus Assistentes Eclesiásticos, bem como apresentou também os outros serviços e colaboradores da Cúria Regional.

Dom Odilo ainda falou sobre a Assembleia Eclesial da América -Latina e Caribe, sobre as Diretrizes da CNBB e, destacou também que os padres devem motivar as “Igrejas nas Casas”, ou seja, os padres devem incentivar a família como uma célula base de oração, de evangelização, de catequese, usar de criatividade nas Paróquias motivando as famílias a transformarem suas casas em “igrejas”.

Tomando a palavra o Pe. José Arnaldo, explicou através do mapa da região, os Setores Pastorais e que os encaminhamentos, normalmente são através dos coordenadores de cada setor pastoral para fazer chegar às Paróquias, Padres e aos leigos.

Destacou que um desses encaminhamentos e trabalhos são referentes a Assembleia Eclesial da América -Latina e Caribe, explicando que deverão responder aos questionários diretamente no site da Assembleia, podendo ser em grupos de reflexão ou até mesmo individual, mencionou que o que importa não é somente responder, mas principalmente refletirmos à luz da V Conferência Geral de Aparecida, sendo reforçado por Dom Odilo reforçou que no site (https://assembleiaeclesial.com.br/) constam todas as orientações através de um tutorial, de um guia,  da proposta de trabalho que poderão enviar direto, tanto resposta individuais, quanto em grupos, destacando que “devemos trabalhar em processos que façam caminhar com o envolvimento de todos!”

Mencionou também sobre o do Sínodo Arquidiocesano de São Paulo, expondo que tivemos que dar um tempo devido a pandemia, mas que os trabalhos serão retomados, inclusive com a convocação dos nomeados para as Assembleias, assim que for possível.

Dom Odilo se pronunciou sobre a participação do Clero nos retiros que estão acontecendo de forma online e lembrou sobre o 18º Curso Arquidiocesano de Aprofundamento Teológico e Pastoral do Clero, que será realizado de 02 à 05 de agosto.

Esteve presenta ainda, o Pe. José Carlos dos Anjos, da Pastoral Vocacional Arquidiocesana, que motivou os trabalhos para o mês Vocacional, para o organizará juntamente com o Pe. José Edson de Santana Barreto, Assistente Eclesiástico Regional da Pastoral Vocacional, a celebração de missas pelos Setores Pastorais da Região Sé.

E o Pe. Loranzo Nacheli, Coordenador do projeto Animando a Esperança teve uma breve fala para prestar contas sobre o projeto, ressaltando poderão conferir tudo no site (https://animandoaesperanca.com/)

Finalizando, Dom Carlos Lema Garcia tomou a palavra mencionando um trecho do discurso do Papa João Paulo II "Pastores Gregis", no dia do XXV ano de pontificado, onde cita a função do Bispo para com o Clero”: “[ ...] O Bispo procurará sempre comportar-se com os seus sacerdotes como pai e irmão que os ama, escuta, acolhe, corrige, conforta, busca a sua colaboração e cuida o melhor possível do seu bem-estar humano, espiritual, ministerial e económico.(183). E disse “ser pai de todos os sacerdotes, encontrar-se com todos, estar próximo de cada um para que se sintam acolhidos. O Bispo tem a missão de responder ao padre no mesmo dia, senão, no dia seguinte. Vamos trabalhar juntos!

 

Informações e fotos: Centro Pastoral Sé